segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Notícias 12 Estados dos EUA processam Trump por tarifaço
Notícias

12 Estados dos EUA processam Trump por tarifaço

Chefe da Justiça do Arizona classifica política tarifária de Trump como “insana”; Estados contestam legalidade da medida

Doze Estados norte-americanos entraram com uma ação contra o governo de Donald Trump (Partido Republicano) na Corte de Comércio Internacional dos Estados Unidos, em Nova York, nesta 4ª feira (23.abr.2025). Eles contestam a legalidade da política tarifária de Trump, alegando que ela tem prejudicado a economia do país.

A ação, conforme noticiado pela AP (Associated Press), desafia a base legal das tarifas impostas por Trump, argumentando que apenas o Congresso teria autoridade para aplicá-las. Os chefes dos departamentos de Justiça dos Estados, incluindo Oregon, Arizona e Nova York, afirmam que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional só permite ao presidente impor tarifas em situações de emergência que representem uma ameaça incomum e extraordinária.

Trump tem usado essa lei para impor tarifas imensas e voláteis, sem justificativa legítima, causando instabilidade econômica”, diz o documento. A ação pede que as tarifas sejam declaradas ilegais e que sua aplicação seja bloqueada.

A chefe do Departamento de Justiça do Arizona, Kris Mayes, classificou o esquema tarifário de Trump como “insano” e “economicamente irresponsável e ilegal”. William Tong, secretário de Justiça de Connecticut, disse que as “tarifas caóticas e ilegais de Trump são um imposto enorme sobre as famílias de Connecticut e um desastre para os negócios e empregos” no Estado.

A ação segue um processo similar iniciado na semana passada pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom (Partido Democrata), que também contesta a política tarifária de Trump, alegando perdas de bilhões de dólares para o Estado, o maior importador do país.

Em resposta às críticas, Kush Desai, porta-voz da Casa Branca, defendeu as medidas tarifárias como necessárias para enfrentar uma “emergência nacional que está dizimando as indústrias norte-americanas” e deixando os trabalhadores do país “para trás.”

Dentre os Estados listados como autores do processo, somente Nevada e Vermont têm governadores do Partido Republicano. Os Estados são:

  • Arizona;
  • Colorado;
  • Connecticut;
  • Delaware;
  • Illinois;
  • Maine;
  • Minnesota;
  • Nevada;
  • Novo México;
  • Nova York;
  • Oregon;
  • Vermont.

O Departamento de Justiça dos EUA ainda não se pronunciou sobre a ação judicial.

Attorney general

Nos Estados Unidos, o cargo ocupado por Kris Mayes e William Tong se chama “attorney general”. Embora o termo seja frequentemente traduzido como “procurador-geral”, suas atribuições diferem significativamente das do cargo com esse nome no Brasil.


Leia mais:



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Demitir Lupi prejudicaria os aposentados, diz senador do PDT

Weverton Rocha (PDT-MA) saiu em defesa do ministro; o congressista lidera bloco...

CBF vai oferecer R$ 5 mi ao mês para Ancelotti treinar a seleção

Contrato com o técnico italiano, atualmente no Real Madrid, valeria até o...

“Ainda estou aqui” vence 3 categorias no prêmio Platino

Longa brasileiro leva prêmios de Melhor Filme Ibero-Americano, Melhor Atriz e Melhor...

Itamaraty confirma morte de brasileiro em atropelamento em Vancouver

Ministério das Relações Exteriores não divulgou a identidade da vítima; incidente deixou...