segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Relatório mundial revela roubo de cerca de USD dois bilhões desde início de 2025 em criptomoedas
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Relatório mundial revela roubo de cerca de USD dois bilhões desde início de 2025 em criptomoedas

A série de grandes ataques a criptomoedas entre 1º de Janeiro e 31 de Março já posiciona 2025 como um dos anos mais prejudiciais para o setor em termos de roubo.

Trata-se do Relatório do Mercado de Criptomoedas referente ao I Trimestre de 2025, da Finbold, que revelou a comunidade cripto sofreu um roubo de 1,77 bilhões de dólares durante o período de três meses.

O referido relatório, enviado ao Correio da Kianda, mostra um aumento significativo no número de roubos, tendo em conta os dados anteriores. Nos primeiros seis meses do ano passado, os desfalques se cifraram em 1,38 bilhão de dólares, ao passo que no ano anterior, os atacantes levaram 452 milhões de dólares de janeiro à marlço de 2023.

Três maiores ataques do 1º trimestre somam 1,65 bilhão dólares em criptoativos roubados. O maior ataque do primeiro trimestre de 2025 foi, foi o esvaziamento de uma carteira fria da Bybit, ocorrido durante uma transferência programada para uma carteira quente.

O invasor, de acordo com o documento, levou 1,5 bilhão de dólares, representando quase 85% do valor total roubado nos primeiros meses do ano.

Apesar de bem menor, o caso do golpe “rug pull” da Libra (LIBRA), com perdas de 100 milhões de dólares, também chama atenção. A moeda meme havia sido promovida por diversas figuras proeminentes, incluindo o presidente da Argentina Javier Milei e o fundador da Barstool Sports, Dave Portnoy, antes do colapso.

De forma semelhante, o terceiro maior ataque de 2025, que envolveu o desvio de 50 milhões de Dólares do neobank de stablecoins Infini, também é relevante, pois foi executado por uma pessoa envolvida no desenvolvimento do contrato da empresa, que manteve privilégios de administrador e os utilizou para esvaziar os activos.

No total, hackers podem ter roubado valores acima dos 1,77 bilhão de dólares. Estes valores “relatados em incidentes de hacking com criptomoedas durante o 1º trimestre de 2025 reflectem apenas os casos de conhecimento público”, afirmam Jordan Major e Diana Paluteder, coautores do relatório da Finbold.

“Na realidade, o valor total perdido provavelmente é muito maior, pois muitos vazamentos não são reportados ou não revelam toda a extensão dos danos financeiros. Nesse ritmo, 2025 caminha para ser um ano recorde em violações de segurança envolvendo criptoativos”, acrescentam.

Os registos históricos mostram que o ano de 2024 inteiro contabilizou perdas de 2,2 bilhões de dóalres, o que significa que, se os ataques continuarem na mesma velocidade do 1º trimestre, haverá um aumento de 221,82% no valor de criptomoedas roubadas até o final de 2025, em comparação ao ano anterior.

O conteúdo Relatório mundial revela roubo de cerca de USD dois bilhões desde início de 2025 em criptomoedas aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Vacina contra a malária testada pelo Mali

A vacina contra a malária continua a ser lançada em África, depois...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (28) a parcela de abril...

Tributação em Angola: mercado de oportunidades ou armadilha para os contribuintes?

1. Introdução: O Novo Cenário Tributário Angolano A tributação nunca foi apenas...