segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Um ano e meio após Golpe de Estado, Nguema vence presidenciais no Gabão
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Um ano e meio após Golpe de Estado, Nguema vence presidenciais no Gabão

O Chefe da transição militar que governou o Gabão desde a queda de Ali Bongo, em 30 de Agosto de 2023, o general Brice Clotaire Oligui Nguema foi eleito presidente do país por sete anos, com 90,35% dos votos, de acordo com os resultados gerais provisórios anunciados no domingo, 13, pelo Ministério do Interior daquele país. Uma consagração para este militar de carreira, treinado e promovido dentro do sistema Bongo, com o qual prometeu romper, ainda que esteja alinhado com a sua continuidade em muitos aspectos.

Sobre Brice Clotaire Oligui Nguema, o político gabonense Jean-Boniface Asselé lembra que “ele não gostava de perder no futebol, o que demonstra seu carácter”. Sobre o agora presidente do Gabão, ele observa que “ouviu, aprendeu e guardou os conselhos dos sábios”.

No sábado, 12, cerca de 850 mil eleitores gaboneses foram às urnas para eleger o próximo presidente da República, marcando o fim oficial do período de transição iniciado após o golpe de Estado militar de Agosto de 2023. O pleito foi apresentado como um passo decisivo para o regresso à ordem constitucional e ao governo civil, mas o contexto político levantava dúvidas sobre a real abertura democrática do processo.

O general Brice Clotaire Oligui Nguema já era considerado o candidato com maiores chances. No último ano e meio liderou o golpe que depôs Ali Bongo Ondimba e assumiu a presidência interina.

No final de 2024, promoveu uma revisão constitucional para permitir que os militares em função pudessem concorrer a cargos políticos – abrindo caminho à sua própria candidatura. Desde então, Brice Clotaire Oligui Nguema tem cultivado uma imagem de “construtor”, apoiado por uma coligação, a União dos Construtores, feita por associações, sindicatos e partidos.

Sua campanha foi marcada por uma presença constante nos órgãos de comunicação e por grandes mobilizações populares, sobretudo na capital Libreville.

A corrida eleitoral contou com mais sete candidatos que procuram apresentar alternativas à liderança de Brice Clotaire Oligui Nguema. Entre eles destaca-se Alain-Claude Bilie-By-Nze, antigo primeiro-ministro de Ali Bongo, que se posicionava como o candidato da ruptura. Crítico do poder autoritário, criticava Oligui Nguema por perpetuar o sistema do Partido Democrático Gabonês (PDG), que dominou o país durante mais de cinco décadas.

Por RFI

O conteúdo Um ano e meio após Golpe de Estado, Nguema vence presidenciais no Gabão aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...