O governo da Somália lançou esta terça-feira, 15, o primeiro registo eleitoral em mais de cinco décadas na capital, Mogadíscio, um passo fundamental na preparação do regresso ao sufrágio universal para as eleições legislativas e presidenciais de 2026.
O Governo somali aprovou a introdução do sufrágio directo em Agosto de 2024, numa tentativa de romper com o sistema político que foi estruturado por décadas em torno dos inúmeros clãs e subclãs que compõem a sociedade.
O recenseamento eleitoral na capital representa um passo importante para as primeiras eleições autárquicas por sufrágio universal na capital, previstas para Junho, e para a introdução do sistema “uma pessoa, um voto” nas eleições legislativas e presidenciais previstas para o próximo ano.
No entanto, observadores, temem que o processo possa ser complicado pela situação de segurança no país, particularmente devido aos avanços. nos últimos meses e em várias regiões, do grupo armado Al-Shabab, ligado à Al-Qaeda, que se encontra actualmente próximo de Mogadíscio.
A última vez que os somalis exerceram o seu direito de eleger os seus dirigentes foi em 1969, antes de décadas de agitação civil e instabilidade política”.
O conteúdo Decorre primeiro registo eleitoral em mais de meio século na Somália aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário