segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Notícias Mulher do ex-presidente do Peru pede asilo no Brasil
Notícias

Mulher do ex-presidente do Peru pede asilo no Brasil

Ollanta Humala e Nadine Heredia foram sentenciados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro em campanha presidencial

A mulher do ex-presidente do Peru, Nadine Heredia, pediu asilo ao Brasil logo depois de ser condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro durante a campanha eleitoral de seu marido, Ollanta Humala. Ao Poder360, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro confirmou na noite desta 3ª feira (15.abr.2025) que “ela se encontra na Embaixada do Brasil em Lima”.

Já o Ministério das Relações Exteriores do Peru divulgou, em nota, que a ex-primeira dama fez o pedido “de acordo com a Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954”.

A Sra. Heredia solicitou asilo naquele país, de acordo com a Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, da qual o Peru e o Brasil são partes. Ambos os governos estão em comunicação constante sobre esta situação”, diz o texto.

A Justiça do Peru condenou nesta 3ª feira o ex-presidente Ollanta Humala (2011-2016) a 15 anos de prisão por corrupção no caso Odebrecht. Humala foi considerado culpado por lavagem de dinheiro e recebimento de fundos ilícitos para sua campanha, originados da empreiteira brasileira.

A mulher do ex-presidente, Nadine Heredia, também foi condenada e cumprirá a mesma pena de Humala. Segundo a decisão, Nadine se envolveu no esquema de propina. Ambos receberam dinheiro durante a campanha eleitoral bem-sucedida de 2011.

O julgamento de Humala e Heredia levou 3 anos. Durante esse período, o ex-presidente do Peru manteve a tese de perseguição política.

Nos próximos dias, o tribunal continuará a leitura completa da sentença. Humala e Heredia podem recorrer da sentença, mas a prisão entrará em vigor imediatamente.

Humala é o 2º ex-presidente do Peru a ser preso e o 4º a estar envolvido no caso de corrupção da Odebrecht, investigado na operação Lava Jato.

A Odebrecht, peça central da investigação, foi renomeada como Novonor em 2020. Em junho do ano passado, a empresa aceitou a proposta de acordo de leniência apresentada pelo governo federal.

Leia a nota completa do Ministério das Relações Exteriores do Peru:

O Ministério das Relações Exteriores informa ao público que a Embaixada da República Federativa do Brasil no Peru informou que a Sra. Nadine Heredia Alarcón compareceu à sede de sua Embaixada nesta manhã.

“A Sra. Heredia solicitou asilo naquele país, de acordo com a Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, da qual o Peru e o Brasil são partes.

“Ambos os governos estão em comunicação constante sobre esta situação”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Ucrânia está disposta a ceder a Crimeia por acordo de paz

Presidente norte-americano pediu que a Rússia interrompa os ataques; Rubio afirmou que...

Saiba quem era a brasileira morta em atropelamento no Canadá

Kira Salim tinha 34 anos e, de acordo com seu perfil no...

Leia a lista de indicadores internacionais que saem nesta semana

Alemanha, Itália, Portugal, Zona do Euro e EUA divulgam a prévia do...

Canadá vai às urnas nesta 2ª feira para definir primeiro-ministro

Pesquisa aponta vitória dos liberais de Carney, mas os conservadores de Poilievre...