Lar Notícias Apple perde presença no mercado chinês no 1º tri, diz entidade
Notícias

Apple perde presença no mercado chinês no 1º tri, diz entidade

Remessas de smartphones da companhia norte-americana caíram 9,3% no país na comparação com o mesmo período de 2024

As remessas de smartphones da Apple para a China caíram 9,3% no 1º trimestre de 2025 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse é o 7º trimestre consecutivo que a companhia norte-americana perde terreno para empresas chinesas no país asiático. Os dados são do IDC (sigla em inglês para Corporação Internacional de Dados) e são preliminares.

A Apple detinha uma fatia do mercado chinês de smartphones de 15,6% no 1º trimestre do ano passado. Agora, a companhia possui 13,7%. Suas rivais chinesas Xiaomi e Huawei aumentaram suas entregas em 39,9% e 10%, respectivamente e viram suas fatias de mercado crescer de 13,8% para 18,6% e de 17% para 18%, respectivamente.

No consolidado, o mercado de smartphones na China cresceu 3,3% no 1º trimestre de 2025 ante o mesmo período do ano anterior. Um total de 71,6 milhões de novos aparelhos chegou às prateleiras chinesas nos 3 primeiros meses do ano. No 1º trimestre de 2024, o número total de novos celulares com acesso à internet na China foi de 69,3 milhões.

O crescimento foi impulsionado pelos subsídios governamentais estendidos aos smartphones em janeiro de 2025, bem como o aquecimento do mercado durante o feriado do Ano Novo Chinês, celebrado do fim de janeiro até meados da 1ª semana de fevereiro. O mercado chinês superou o crescimento global que foi de 1,5%. Esse foi o 6º crescimento consecutivo no mercado de smartphones da China.

Segundo o IDC, esse aumento no mercado de smartphones pode trazer tranquilidade para as empresas do setor, que foram atingidas pela guerra comercial travada entre os Estados Unidos e a China.

“As tensões entre EUA e China alimentaram notícias preocupantes, mas o lado positivo é que o crescimento do 1º trimestre proporcionou aos participantes do mercado uma posição melhor para lidar com quaisquer desafios no restante do ano”, disse o gerente sênior de pesquisa de Dispositivos Clientes da IDC Ásia/Pacífico, Will Wong.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Sobrecarga de renováveis pode ser a causa de apagão na Europa

A Espanha, país mais afetado, tem aumentado a participação de painéis solares...

“Televisa” tem time para produzir fake news, diz investigação jornalística

“Televisa” tem time para produzir fake news, diz investigação jornalística “Televisa” tem...

Zanin diz a OAB que veto a celulares foi medida excepcional

Medida foi tomada após o descumprimento da proibição de gravação de imagens...

Deputados do PT vão culpar Bolsonaro por fraude no INSS

Congressistas defendem que a investigação seja aprofundada e chegue à origem das...