segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Somália: doze membros do Al-Shebab mortos após ataque das forças militares
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Somália: doze membros do Al-Shebab mortos após ataque das forças militares

As forças somalis e norte-americanas bombardearam na quarta-feira à noite uma zona atacada pelo grupo armado Al-Shebab e mataram 12 deles, anunciou hoje o Governo da Somália.

A cidade de Adan Yabaal, que alberga um centro militar do Governo da Somália, foi capturada pelo Al-Shebab, um grupo armado com ligações à organização terrorista Al-Qaida, na quarta-feira, segundo um oficial do exército e residentes locais.

Os bombardeamentos aéreos efetuados na noite de quarta-feira mataram “12 (combatentes) Al-Shebab” e “não houve vítimas civis”, declarou o Governo somali na rede social X, acrescentando que “as operações continuam para garantir uma segurança duradoura”.

Segundo várias fontes, oficiais superiores somalis comandavam a guerra contra os Al-Shebab nas regiões de Middle Shabelle e Hiiraan, em torno da capital Mogadíscio, a partir do distrito atacado na quarta-feira.

O Al-Shebab tinha anunciado que tinha tomado esta posição ao exército somali.

Esta informação, tal como o balanço exacto dos combates e dos bombardeamentos aéreos, não pôde ser confirmada por uma fonte independente.

O grupo armado Al-Shebab, que tem feito vários avanços e ataques nos últimos meses, em 18 de março, reivindicou a responsabilidade pela explosão de uma bomba que por pouco não atingiu o comboio presidencial, e no início de Abril, disparou vários projécteis perto do aeroporto de Mogadíscio.

Nos últimos meses, a Somália intensificou as ofensivas contra o Al-Shebab com o apoio de clãs e milícias locais, no âmbito de uma série de decisões tomadas pelo Presidente, Hassan Shaykh Mohamud, que se comprometeu, aquando da sua tomada de posse, a colocar a luta contra o terrorismo no centro dos seus esforços para estabilizar o país.

O conteúdo Somália: doze membros do Al-Shebab mortos após ataque das forças militares aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...