segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Paralisação de activos recuperados pelo Estado preocupa responsável do IGAPE
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Paralisação de activos recuperados pelo Estado preocupa responsável do IGAPE

A operacionalização de alguns activos recuperados pelo Estado que continuam inoperantes, constitui um dos desafios do PROPRIV.

A afirmação é do Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), Álvaro Fernão, tendo referido que, o PROPRIV conseguiu manter mais de 3 000 empregos directos, além dos indirectos.

De acordo com Álvaro Fernão, o programa possui registos de alguns activos que foram privatizados há dois, três anos que não estão operacionais e a comissão terá um trabalho de proximidade junto dos empresários para entender o problema.

“Nós temos alguns temas para olhar com alguma atenção, como incumprimentos financeiros e a operacionalização desses activos, ou seja, a contratualização pede que os adjudicatários coloquem esses activos ao serviço da economia”, afirmou.

Segundo o responsável, no ano passado, o Programa contratualizou cerca de 1,3 biliões de kwanzas, sendo que deste valor mais de 630 mil milhões de Kwanzas já foram encaixados para os cofres do Estado e o remanescente está a ser recebido em parcelas ao longo do tempo.

O PCA garantiu que, este será o ano em que se irão registar mais privatizações em bolsa, desde a sua criação, com as Ofertas Públicas Iniciais de acções do Banco de Fomento Angola (BFA), do Standard Bank, da Unitel e da TV Cabo, activos que já estão a ser preparados, com a previsão de conclusão no final do primeiro semestre.

“Ainda não houve decisão de extensão do prazo das privatizações em bolsa, neste momento está a decorrer a preparação destes activos para a privatização”, disse.

Relativamente ao valor da colocação das acções, Álvaro Fernão adiantou que o BFA terá a maior colocação desde o início deste mecanismo de privatização em bolsa, com cerca de 300 mil milhões de kwanzas.

O Responsável disse ainda que o processo de privatizações tem decorrido sem anomalias, até ao momento, tendo sido privatizados já 103 activos desde o início deste programa.

Álvaro Fernão, falava à Imprensa no final da 1.ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional Interministerial do Programa de Privatizações (CNI-PROPRIV), realizada esta semana, orientada pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.

O conteúdo Paralisação de activos recuperados pelo Estado preocupa responsável do IGAPE aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...