segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Notícias Zelensky diz que trégua temporária de Putin “brinca com vidas”
Notícias

Zelensky diz que trégua temporária de Putin “brinca com vidas”

Rússia anunciou que as tropas suspenderam todas as operações das 12h (horário de Brasília) deste sábado (19.abr) até às 18h de domingo (20.abr) –meia-noite de 2ª feira (21.abr) em Moscou

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticou neste sábado (19.abr.2025) a trégua de Páscoa anunciada pela Rússia. Em seu perfil no X, chamou o breve cessar-fogo de “mais uma tentativa de Putin de brincar com vidas humanas” e disse que os ataques continuavam. 

Depois, no entanto, mudou de tom e disse que estaria disposto a estender o prazo, caso a Rússia cumprisse o prometido. De acordo com Zelensky, a Ucrânia concordou em março com a proposta dos Estados Unidos de um cessar-fogo provisório total por 30 dias, mas ficou sem resposta da Rússia por 39 dias.

“Se a trégua realmente prevalecer, a Ucrânia propõe estendê-la para além do período da Páscoa, em 20 de abril. Isso mostrará as verdadeiras intenções da Rússia, pois 30 horas são suficientes para manchetes, mas não para medidas reais de construção de confiança. Trinta dias podem dar uma chance à paz”, disse na rede social.

Zelensky afirmou que, pouco antes do anúncio, alertas de ataque aéreo continuavam se espalhando pela Ucrânia.

“Drones em nossos céus revelam a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e à vida humana”, escreveu.

TRÉGUA NA PÁSCOA

Putin anunciou neste sábado (19.abr) um cessar-fogo temporário com a Ucrânia em razão do feriado da Páscoa. Começou às 12h (horário de Brasília) e deve terminar às 18h de domingo (20.abr) –meia-noite de 2ª feira (21.abr) no horário de Moscou.

CESSAR-FOGO PERMANENTE 

A Ucrânia e a Rússia tentam negociar um cessar-fogo permanente sob a intermediação do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). No entanto, as discussões não estão avançando no ritmo desejado pela Casa Branca. Na 6ª feira (18.abr), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que Trump abandonará os esforços para a trégua se não houver um acordo nas próximas semanas. 



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mercado abaixa projeção da inflação para 5,55%

Agentes financeiros não alteraram as projeções do IPCA, do PIB e da...

Ucrânia está disposta a ceder a Crimeia por acordo de paz

Presidente norte-americano pediu que a Rússia interrompa os ataques; Rubio afirmou que...

Saiba quem era a brasileira morta em atropelamento no Canadá

Kira Salim tinha 34 anos e, de acordo com seu perfil no...

Leia a lista de indicadores internacionais que saem nesta semana

Alemanha, Itália, Portugal, Zona do Euro e EUA divulgam a prévia do...