Lar Notícias Papa surpreende fiéis e participa da bênção da Páscoa
Notícias

Papa surpreende fiéis e participa da bênção da Páscoa

Com a saúde frágil e dificuldades para falar, Francisco desejou “feliz Páscoa” da varanda; na homilia, lida por um bispo, criticou a “lógica do medo” na política

O papa Francisco, 88 anos, fez uma aparição na varanda da Basílica de São Pedro, neste domingo (20.abr.2025) durante a celebração da Páscoa no Vaticano. Na cadeira de rodas e com dificuldades para falar, o sumo pontífice desejou aos “queridos irmãos e irmãs: feliz Páscoa”.

Em seguida, Francisco passou a palavra para o mestre de cerimônias, o monsenhor Diego Giovanni Ravelli, que leu a mensagem “Urbi et Orbi” (“à cidade [de Roma] e ao mundo”) do papa. Ao final, fez a bênção diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro.

Na mensagem, o papa exortou os políticos a não cederem “à lógica do medo” e fez um apelo ao desarmamento. “A necessidade que cada povo sente de garantir a sua própria defesa não pode transformar-se em uma corrida generalizada ao armamento”, afirmou.

O papa também declarou no texto que a esperança trazida pela Páscoa não é um sentimento alienante, mas de responsabilidade. O sumo pontífice lamentou a violência não só nos países, mas também nas famílias — “dirigida às mulheres e às crianças” — bem como o desprezo pelos fracos, marginalizados e imigrantes.

Gostaria que voltássemos a ter confiança nos outros, mesmo naqueles que não nos são próximos ou que vêm de terras distantes, com modos de vida, ideias e costumes diferentes dos que nos são familiares”, disse.

Francisco disse sentir-se próximo do “povo israelense e palestino” acrescentando que demonstra preocupação “com o crescente clima de antissemitismo que se espalha em todo o mundo”. Depois, fez um apelo pelo cessar-fogo em Gaza. “Meu pensamento se dirige à comunidade cristã em Gaza onde o terrível conflito continua a provocar morte e destruição e uma situação humanitária dramática”, disse.

A participação do sumo pontífice nas celebrações pascais não era dada como certa. O papa Francisco teve alta hospitalar em 29 de março após 38 dias de internação, para tratar uma pneumonia bilateral, que, segundo o chefe da equipe médica, o deixou perto da morte.

Na ocasião, os médicos afirmaram que ele precisaria de pelo menos 2 meses de repouso para se recuperar.

Mais cedo e por breves minutos, o papa esteve também presente na missa, presidida pelo cardeal italiano Angelo Comastri.  O cardeal leu uma homilia preparada por Francisco — o que não costuma ocorrer durante a missa.

Francisco já havia feito uma aparição surpresa no Domingo de Ramos, comemorado em 13 de abril, e, na Quinta-Feira Santa, visitou 70 detentos na prisão romana de Regina Coeli. Francisco esteve na Basília de São Pedro antes da vigília pascal no sábado (19.abr).



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Sobrecarga de renováveis pode ser a causa de apagão na Europa

A Espanha, país mais afetado, tem aumentado a participação de painéis solares...

“Televisa” tem time para produzir fake news, diz investigação jornalística

“Televisa” tem time para produzir fake news, diz investigação jornalística “Televisa” tem...

Zanin diz a OAB que veto a celulares foi medida excepcional

Medida foi tomada após o descumprimento da proibição de gravação de imagens...

Deputados do PT vão culpar Bolsonaro por fraude no INSS

Congressistas defendem que a investigação seja aprofundada e chegue à origem das...