O Vaticano anunciou no final da tarde desta segunda-feira, 21, que “um acidente vascular cerebral (AVC), foi a causa da morte do Papa Francisco”.
De acordo com a certidão de óbito publicada pela Santa Sé, “o AVC, ou derrame cerebral, conduziu a um coma e a uma insuficiência cardíaca irreversível ao Papa Francisco”.
O documento assinado pelo director do Departamento de Saúde e Higiene do Vaticano, professor Adrea Arcangeli, “a morte foi confirmada por registo electrocardio-terapêutico”.
O Papa Francisco morreu às 07h35 desta segunda-feira, 21, aos 88 anos, na residência na Casa Santa Marta, na Cidade do Vaticano.
De acordo com o escritório de imprensa do Vaticano, o traslado do corpo do Papa, à Basílica de São Pedro para a homenagem de todos os fiéis poderá ocorrer já na quarta-feira, 23.
As modalidades do velório e a confirmação do traslado do corpo da capela da Casa Santa Marta, onde Francisco vivia, para a basílica serão estabelecidas e comunicadas nesta terça-feira, 22, após a primeira congregação de cardeais, segundo ainda o Vaticano.
Nas congregações de cardeais, que foram convocados a Roma para participar dessas reuniões preparatórias, serão escolhidas as datas para o funeral e para o início do conclave.
Francisco será exposto como os papas anteriores em frente ao baldaquino de São Pedro, embora o pontífice tenha deixado ordens diferentes para seu funeral, como se lê na nova edição do “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”.
O conteúdo Vaticano confirma AVC como causa da morte do Papa aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário