Lar Notícias Glauber Braga recorre na CCJ para evitar cassação de mandato
Notícias

Glauber Braga recorre na CCJ para evitar cassação de mandato

Deputado diz haver incongruência dos procedimentos feitos contra ele no Conselho de Ética; a comissão tem 5 dias para analisar o recurso

O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) protocolou nesta 3ª feira (22.abr.2025) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara um recurso contra a cassação de seu mandato, aprovado pelo Conselho de Ética, em 9 de abril. Ele diz haver incongruência dos procedimentos feitos contra ele no colegiado. A defesa busca evitar o avanço da pauta para o plenário, onde todos os deputados decidirão.

Agora, a CCJ tem 5 dias para analisar o recurso. Se ele for aprovado, o caso volta para o Conselho de Ética, mas, se for rejeitado, vai para o plenário. O congressista responde a um processo por ter agredido, em 16 de abril de 2024, o youtuber Gabriel Costenaro, integrante do MBL (Movimento Brasil Livre). Eis a íntegra do documento (PDF – 4 MB).

A defesa de Glauber apresenta uma série de justificativas para o recurso. Dentre elas, afirma que o youtuber “vinha acossando” o psolista “há meses” e que a “reação de Glauber foi justa e proporcional às ofensas e ameaças recebidas”.

No colegiado, o presidente Paulo Azi (União Brasil-BA) escolherá um congressista para relatar o recurso e descrever se o processo foi feito de acordo com o Regimento Interno da Câmara. A relatoria que será votada pode ter 2 resultados:

  • favorável ao Conselho de Ética – que valida o processo feito contra Glauber Braga e encaminha ao plenário; ou
  • desfavorável ao Conselho de Ética – que suspende o caso e o faz retornar ao colegiado para ter o processo reiniciado.

A CCJ serve para discutir a constitucionalidade do rito, sem considerar o mérito político da ação de Glauber. As diferenças políticas do deputado do Psol e de seus colegas da Câmara, no entanto, devem influenciar o resultado.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que não colocará o caso para ser votado em plenário antes do prazo de 60 dias. Com isso, o deputado do Psol terá tempo de tentar reverter votos a seu favor.

PROTESTO CONTRA CASSAÇÃO

Glauber Braga tem feito diferentes ações para evitar a perda de seu mandato. Depois de o Conselho de Ética ter aprovado o seu afastamento, ele começou uma greve de fome na Câmara que durou 8 dias.

No período em que esteve de quarentena, dormiu no chão do plenário 5 da Casa Baixa e passou a consumir só água, soro e isotônico. Ele perdeu cerca de 5kg, segundo a sua equipe.

CASSAÇÃO

Braga e aliados avaliam que a punição com a perda do mandato, considerada por eles desproporcional, pode ser uma retaliação do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por causa da atuação do deputado contra o chamado “orçamento secreto”.

O deputado e seu partido foram responsáveis por iniciar a ação judicial que fez o STF (Supremo Tribunal Federal) travar a destinação de emendas, em 2024. À época, o congressista disse que Lira “sequestra” o Orçamento com a execução de emendas de congressistas.

Lira nega perseguição contra Braga. “De minha parte, refuto veementemente mais essa acusação ilegítima por parte do deputado Glauber Braga e ressalto que qualquer insinuação da prática de irregularidades, descasada de elemento concreto de prova que a sustente, dará ensejo à adoção das medidas judiciais cabíveis”, disse o ex-presidente da Casa Baixa em suas redes sociais.

A desconfiança de atuação do comando da Casa em prol de sua cassação aumentou no dia da decisão do Conselho de Ética, porque Motta chamou a Ordem do Dia, fase de votação de propostas no plenário da Casa, apenas depois do fim da reunião da comissão. Quando a Ordem do Dia é chamada, todas as comissões têm de ser paralisadas.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

reclamações explodiram com fraudes sob Bolsonaro e Lula

Descontos indevidos começaram a subir com ex-presidente, mas se intensificaram no governo...

Planos de Trump para paz vão de bate-boca com Zelensky a Riviera em Gaza

Planos de Trump para paz vão de bate-boca com Zelensky a Riviera...

Comissão vota nesta 3ª feira benefício para quem quitou dívidas

O projeto do senador Eduardo Braga (MDB-AM) propõe incentivos para pessoas que...

Sobrecarga de renováveis pode ser a causa de apagão na Europa

A Espanha, país mais afetado, tem aumentado a participação de painéis solares...