Lar África MIREX quer acabar com despesas eventuais nas missões diplomáticas para evitar dívidas ao estado
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

MIREX quer acabar com despesas eventuais nas missões diplomáticas para evitar dívidas ao estado

O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) apelou aos gestores administrativos e financeiros das representações diplomáticas no exterior a evitarem as despesas eventuais e trabalhem com despesas fixas orçamentadas.

A informação foi avançada pelo Secretário de Estado para a Administração, Finanças e Património do MIREX, Osvaldo Varela, que falava na abertura do seminário que está a ser dirigido aos adidos administrativos e financeiros das missões diplomáticas de Angola no Exterior, que decorre em Luanda.

Osvaldo Varela justifica a medida com o facto de as despesas eventuais representarem dívidas para o Estado, tendo se referido da necessidade de as Missões Diplomáticas e Consulados saberem diferenciar as práticas correctas das práticas correntes, na execução das despesas nas representações diplomáticas de Angola no exterior.

“Porque temos estado a observar que é prática comum, o desrespeito total pelas regras orçamentais. Os gestores utilizam muito a despesa eventual, em detrimento da despesa fixa que está orçamentada, quando a despesa eventual não está orçamentada, e isto porque sabem que a despesa fixa se torna dívida e que a dívida fixa mais tarde ou mais cedo será paga”, explicou.

O Secretário de Estado para Administração e Finanças do MIREX apelou os adidos no sentido de alertarem os gestores a planificarem o pagamento das despesas, dando prioridade às despesas fixas.

“E só quando há excedente pode-se então realizar outras despesas eventuais”, disse, sublinhando que “os valores que transferimos são suficientes para as despesas públicas”, para o cumprimento das despesas públicas.

Osvaldo Varela anunciou que o estado angolano vai proceder cortes no pessoa das missões diplomáticas, “por formas a permitir que haja um pouquinho de excedente orçamental para que no futuro deixemos de ter dívidas na praça pública.”

O conteúdo MIREX quer acabar com despesas eventuais nas missões diplomáticas para evitar dívidas ao estado aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Ministra das Finanças admite mais cortes nos subsídios aos combustíveis

A ministra das Finanças Vera Daves, admitiu este fim-de-semana que serão feitos...

Angola falha final do CAN de futsal em feminino

Angola foi afastada esta segunda-feira feira, 28, da final do CAN de...

Conclave para eleição do novo papa inicia na próxima segunda-feira

Os cardeais católicos definiram a segunda-feira, 7 de Maio, como a data...

Banco Sol prepara corte de 30% da força de trabalho

O Banco Sol pode, num período de três anos, despedir perto de...