segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Notícias Rússia diz que Zelensky dificulta esforços por acordo de paz
Notícias

Rússia diz que Zelensky dificulta esforços por acordo de paz

Moscou critica o presidente ucraniano por não reconhecer anexação da Crimeia; ataque em Kiev na madrugada deixa 9 mortos

A Rússia acusou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de prejudicar os esforços diplomáticos por um acordo de paz. A crítica se dá depois de nova recusa em reconhecer a anexação da Crimeia pelos russos. Em fala a jornalistas nesta 5ª feira (24.abr.2025), a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, declarou que ele não teria capacidade de negociar o fim do conflito.

“Zelensky parece querer destruir o processo de paz a qualquer custo. Ontem, disse categoricamente que se recusa a fazer concessões e expressa o desejo de negociar só um cessar-fogo, e ainda assim em seus próprios termos”, disse Zakharova. As informações são da Reuters.

Após negociações com os Estados Unidos, a Ucrânia aceitou uma trégua de 30 dias no mês passado, mas o presidente russo, Vladimir Putin, respondeu com uma lista de condições e questionamentos, alegando que a pausa permitiria ao governo ucraniano a mobilização de soldados e a obtenção de armamentos.

Zelensky e Trump entraram novamente em desacordo na 4ª feira (23.abr), com o republicano repreendendo o líder ucraniano por se recusar a reconhecer a reivindicação da Rússia sobre a península da Crimeia, anexada da Ucrânia em 2014. Também declarou que poderia abandonar os esforços de mediação por uma trégua se Kiev e Moscou não chegarem a um acordo em breve.

“Ninguém está pedindo a Zelensky que reconheça a Crimeia como território russo, mas, se ele quer a Crimeia, por que não lutaram por ela 11 anos atrás, quando foi entregue à Rússia sem que um tiro fosse disparado?”, publicou o presidente norte-americano em uma rede social, em referência à invasão de 2014.

Segundo o republicano, o objetivo dos EUA é impedir a “matança” na Ucrânia. Para ele, os países estavam “muito perto de um acordo”.

Novo ataque

A Rússia lançou um dos ataques mais letais contra a capital ucraniana em 9 meses na manhã desta 5ª feira (24.abr). Moscou disparou 70 mísseis e 145 drones contra a Ucrânia, tendo como principal alvo a cidade de Kiev, conforme informou a Força Aérea Ucraniana.

O Ministério da Defesa da Rússia declarou que realizou “um ataque massivo com armas aéreas, terrestres e marítimas de longo alcance e alta precisão, bem como veículos aéreos não tripulados, contra empresas dos setores aeroespacial, de mísseis, engenharia mecânica e blindados da Ucrânia, além da produção de combustível para foguetes e pólvora”, segundo informações divulgadas pela CNN.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Governo divulga lista incompleta de comitiva de Lula em Roma

Pelo menos Rita Nolasco, namorada do presidente do STF, Roberto Barroso, estava...

João Carlos Martins diz estar curado do câncer de próstata

Maestro de 84 anos afirmou ter sido diagnosticado em março; ele passou...

Demitir Lupi prejudicaria os aposentados, diz senador do PDT

Weverton Rocha (PDT-MA) saiu em defesa do ministro; o congressista lidera bloco...

CBF vai oferecer R$ 5 mi ao mês para Ancelotti treinar a seleção

Contrato com o técnico italiano, atualmente no Real Madrid, valeria até o...