O Secretário de Estado para a Saúde Pública disse nesta quarta-feira, 23, em Luanda, que Angola regista anualmente a morte de cerca de oito mil pessoas devido ao consumo de tabaco, sendo as doenças cardiovasculares, respiratórias e vários tipos de cancro as principais causas associadas ao uso da droga.
Durante o discurso no workshop sobre a Tributação do Tabaco em Angola e a Consignação de Receitas para o Sector da Saúde, Carlos Pinto de Sousa, avançou que esta realidade, impõe uma carga pesada ao Sistema Nacional de Saúde, ao mesmo tempo que compromete a produtividade e prejudica significativamente o bem-estar dos cidadãos angolanos.
De acordo com o responsável, Angola enfrenta um cenário preocupante, principalmente pela crescente iniciação dos jovens ao consumo do tabaco. Para travar o uso desta droga, defendeu a tributação sobre os produtos derivados do tabaco.
Para o secretário de Estado, os modelos actuais de intervenção não têm demonstrado resultados satisfatórios, o que exige o fortalecimento das estratégias e maior sensibilização da população.
O conteúdo Mais de oito mil pessoas morrem por ano em Angola devido consumo de tabaco aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário