segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Tanzânia impõe proibições às importações da África do Sul e do Malawi
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Tanzânia impõe proibições às importações da África do Sul e do Malawi

A Tanzânia impôs uma proibição abrangente às importações agrícolas da África do Sul e do Malawi, intensificando um impasse comercial de longa data que pode interromper significativamente as cadeias de suprimentos regionais e o acesso ao mercado.

O ministro da Agricultura, Hussein Bashe, anunciou a medida na quarta-feira, citando a necessidade de salvaguardar os interesses comerciais da Tanzânia em meio a barreiras comerciais persistentes de ambas as nações.

“Esta é uma decisão de negócios. O respeito pelo acesso recíproco ao mercado é fundamental”, disse Bashe, enfatizando que a Tanzânia não tolerará mais o que considera um tratamento injusto de suas exportações.

Dados oficiais do Ministério do Comércio da Tanzânia mostram que as exportações para o Malawi mais do que triplicaram entre 2018 e 2023, destacando a crescente importância do mercado do Malawi para os produtores da Tanzânia.

Embora a Tanzânia possa redireccionar suas exportações para parceiros regionais como Quênia, Namíbia e Sudão do Sul, o Malawi enfrenta desafios mais complexos. Perder o acesso a Dar es Salaam provavelmente forçaria o redireccionamento através de portos moçambicanos como Beira e Nacala, aumentando os custos de trânsito e os prazos de entrega.

Os esforços diplomáticos para resolver o impasse comercial até agora falharam, embora Bashe tenha confirmado que as negociações continuam em andamento.

Todos os três países envolvidos, Tanzânia, Malawi e África do Sul, são membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que promove a integração económica e o livre comércio. As tensões actuais, no entanto, correm o risco de minar esses objectivos e levantar preocupações entre investidores e empresas regionais.

O conteúdo Tanzânia impõe proibições às importações da África do Sul e do Malawi aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Rússia declara cessar-fogo unilateral de três dias na Ucrânia

O governo da Rússia informou, nesta segunda-feira (28), que o presidente Vladimir...

Contas externas têm saldo negativo de US$ 2,2 bilhões em março

As contas externas do país tiveram saldo negativo em março, de US$...

Governo autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou...

Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar

O Vaticano divulgou na manhã desta segunda-feira (28) a data de início...