segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Delegação de alto nível das províncias de Inhambane e Gaza(Moçambique) visita Vietname para impulsionar a cooperação em infraestrutura, turismo, imobiliário e energia
ÁfricaInternacionalMoçambiqueÚltimas notícias

Delegação de alto nível das províncias de Inhambane e Gaza(Moçambique) visita Vietname para impulsionar a cooperação em infraestrutura, turismo, imobiliário e energia

O Governador da Província de Inhambane, Francisco Manuel Pagula, acompanhado pela Governadora da Província de Gaza, Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, e delegações de alto nível das respetivas províncias do Sul de Moçambique realizaram uma visita oficial ao Vietname, entre 21 e 29 de Abril corrente, para promover a cooperação e atrair investimentos vietnamitas nas áreas de infra-estruturas, turismo, desenvolvimento imobiliário e energia.

Na mesma senda ,frisou que acredita que este sera um relacionamento positivo, pois poderá respeitar os interesses e programas do pais de tentar contribuir para o desenvolvimento de cada área acima mencionadas,

Em Hanói, a delegação participou de reuniões organizadas pelo Manfusi Group, onde foram apresentadas as potencialidades de investimento em Inhambane e Gaza — regiões com cerca de 1.000 km de litoral, ricas em recursos naturais e com grande potencial para o desenvolvimento de turismo, agricultura, mineração e infraestrutura.

Representantes da Câmara de Comércio e Indústria do Vietname(VCCI) destacaram o interesse em fortalecer os laços económicos e incentivaram empresas vietnamitas a explorarem oportunidades de investimento em Moçambique.

No dia 25 de abril, a delegação moçambicana visitou a Companhia de Construção Número 1 – CTCP (CC1), uma empresa com mais de 45 anos de experiência na construção de projetos nacionais estratégicos.

Durante o encontro, a CC1 apresentou projetos emblemáticos em andamento, como:

– Aeroporto Internacional de Long Thanh (investimento de 25 bilhões de USD)

– Expansão do Aeroporto de Tan Son Nhat

– Centenas de quilómetros de autoestradas Norte-Sul

– Usina Termoelétrica de Quang Trach (1.200 MW)

– Diversos hospitais, escolas, zonas industriais e usinas de energia renovável em todo o país.

Durante o encontro, Delegação Moçambicana apresentou oportunidades de investimento nas duas províncias (Inhambane e Gaza) com destaque para a:

– Construção da Estrada N222, Troço Mapinhane – Pafuri com cerca de 521 km (incluindo a ponte sobre o rio Limpopo) considerada estratégica para o transporte logístico ligando as duas províncias e os países da região como África do Sul, Zimbabwe e Zâmbia

– Construção da Ponte Maxixe – Inhambane, uma infraestrutura que pode contribuir para o trânsito de bens, e pessoas que actualmente recorrem a pequenas embarcações. É uma infraestrutura que associada a outras facilidades pode constituir um grande atractivo turístico.

Após reuniões com o Grupo Novaland na Cidade de Ho Chi Minh, a delegação visitou o NovaWorld Phan Thiet, um projeto de resort costeiro integrado com investimento de cerca de 5 bilhões de USD.

O modelo de ‘cidade resort integrada’, com comodidades como campos de golfe, parques aquáticos e centros comerciais, impressionou a delegação. Os governadores consideraram o projeto como uma referência para o desenvolvimento do turismo costeiro em Moçambique, especialmente em áreas com litoral extenso e ainda inexplorado.

Compromisso do Governo de Moçambique

Durante toda a visita o Governador Francisco Pagula e a Governadora Margarida Chongo enfatizaram: “Estamos prontos para oferecer suporte legal e segurança, criando todas as condições necessárias para que as empresas vietnamitas possam explorar, registar e implementar projetos em Inhambane e Gaza.”

Nos próximos dias, a delegação continuará a trabalhar com principais empresas de mineração e o Grupo Nacional de Petróleo do Vietname(PVN). As reuniões focarão na troca de experiências, políticas de desenvolvimento e diretrizes para cooperação em investimentos entre grandes empresas vietnamitas e os governos provinciais de Moçambique.

Esta visita é vista como um marco na cooperação económica bilateral, especialmente em sectores com grande potencial, como infraestruturas, Turismo, mineração, desenvolvimento imobiliário e energia. Com o compromisso activo de ambas as partes, Vietname e Moçambique estão avançando para uma relação de investimento mais estreita e substancial no futuro próximo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...