segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Partido que forma governo de coligação, obriga governo sul-africano a recuar da intenção de aumentar o IVA
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Partido que forma governo de coligação, obriga governo sul-africano a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA, como havia previsto no orçamento nacional aprovado no início de Abril, depois de ver a medida rejeitada pelo segundo partido do poder executivo.

“A decisão de renunciar ao aumento do IVA , foi tomada após extensas consultas com os partidos políticos e uma cuidadosa consideração das recomendações dos comités parlamentares”, anunciou o Ministério das Finanças sul-africano, em comunicado, adiantando que vão ser pedidos ao Parlamento ajustes nas “despesas de formas a garantir que a perda de receitas não prejudique a sustentabilidade fiscal da África do Sul”.

Com o recuo na medida de não aumentar o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), as finanças sul-africanas deixam de arrecadar 75 mil milhões de rands sul-africanos,  que estava previsto.

 O orçamento nacional foi aprovado em 02 de abril, pela Assembleia Nacional com 194 votos a favor e 182 contra, depois de,  a sua apresentação ter sido adiada em fevereiro,  devido a divergências políticas no seio do Governo de unidade,  que lidera o país desde que o histórico Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês),  perdeu a sua maioria absoluta pela primeira vez nas eleições de maio de 2024.

Trata-se da Aliança democrática (DA, na sigla em Inglês), um partido liberal de centro-direita,  e o segundo maior partido do governo de coligação, que votou contra o projecto de lei.

A proposta apresentada pelo Ministro das Finanças, Enoch Godongwana, previa aumentar de 15 para 17% a taxa do IVA no país, mas que foi negada pelo segundo

Uma das principais discordâncias prendeu-se com o aumento do IVA, que o ministro das Finanças, Enoch Godongwana, propôs inicialmente,  ser de dois pontos percentuais, contra os atuais 15%.

Em meados de março, Godongwana propôs um aumento menor do imposto, com duas subidas de meio ponto percentual em 2025 e 2026, bem como outras medidas como a manutenção dos escalões do imposto sobre o rendimento sem ajustamento à inflação.

O DA recorreu da medida para os tribunais, alegando que esta,  viria “numa altura em que milhões de sul-africanos já estão a sofrer uma crise de custo de vida”, segundo o seu líder e atual ministro da Agricultura, John Steenhuisen.

Esta situação, foi mais um episódio tenso que põe em evidência a fragilidade do histórico Governo de unidade de 11 partidos da África do Sul, embora apenas sete deles tenham cargos no Governo.

O conflito vem juntar-se ao desacordo sobre a lei de alteração do ensino básico, aprovada pelo executivo em setembro passado, que o DA considera que põe em risco o ensino do africâner, a língua falada pelos sul-africanos brancos,  descendentes dos colonos holandeses.

A controversa da  nova lei da expropriação, adotada a 23 de Janeiro após cinco anos de deliberações parlamentares e consultas públicas, que facilita ao Estado a expropriação de terras no interesse público, também provocou um confronto no seio do Governo.

O Ministério Público interpôs uma ação judicial contra a lei, que levou o Presidente dos EUA, Donald Trump, a ordenar a suspensão por tempo indeterminado,  da ajuda à África do Sul, em fevereiro passado, acusando Pretória de violar os direitos humanos dos ‘afrikaners’.

O conteúdo Partido que forma governo de coligação, obriga governo sul-africano a recuar da intenção de aumentar o IVA aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...