Lar Notícias Américas planejam imunizar 66,5 milhões em semana de vacinação
Notícias

Américas planejam imunizar 66,5 milhões em semana de vacinação

Campanha tem foco especial no combate ao sarampo e febre amarela nos países do continente

Mais de 40 países do continente americano participam de uma campanha para o esforço extra para aumentar as coberturas vacinais. Durante a Semana de Vacinação nas Américas, que começou no sábado (26.abr.2025) e vai até o dia 3 de maio, o objetivo é aplicar cerca de 66,5 milhões de doses de vacinas.

Neste momento, há atenção especial para a imunização contra o sarampo, diante dos surtos registrados nos Estados Unidos, Canadá e México, com mais de 2.600 casos confirmados e 3 mortes. O número é mais de 10 vezes superior aos 215 casos registrados no mesmo período de 2024.

No ano passado, o Brasil voltou a receber o certificado de país livre do sarampo, e, por enquanto, os casos confirmados neste ano não comprometem o título, já que não há transmissão sustentada da doença em território nacional. Para evitar que isso aconteça, o Ministério da Saúde convocou todas as pessoas que não receberam a vacina na infância, ou que não têm certeza se receberam, para tomar a tríplice viral –que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

A chefe de Saúde e Nutrição do Fundo das Nações Unidas para a Infância-Unicef no Brasil, Luciana Phebo, afirmou que o Brasil exerce uma grande influência regional e, historicamente, é um bom exemplo de sucesso na política de vacinação. Por isso, evitar que o sarampo volte a circular em território nacional tem uma importância ainda maior.

“O Brasil já eliminou o sarampo e perdeu esse certificado alguns anos atrás. Agora, esperamos que isso não aconteça, não só pela importância interna, mas também pela importância que o Brasil tem no mundo”, diz Phebe.

Febre amarela

Outra doença que pode ser prevenida por vacinas, mas tem causado grande preocupação este ano é a febre amarela. Até o momento, 189 casos foram confirmados em todo o continente, 3 vezes mais do que os registros de todo o ano passado. O Brasil se destaca, com 102 casos e 41 mortes.

A campanha organizada pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) traz neste ano o tema “Sua decisão faz a diferença”. Além de elevar as coberturas vacinais, a iniciativa pretende contribuir com as metas de eliminação de doenças, que buscam a eliminação de mais de 30 enfermidades até 2030. 

Entre as doenças, 11 são preveníveis com vacinação, como o sarampo, a febre amarela e a hepatite b, além da meningite bacteriana e do câncer de colo de útero.


Com informações da Agência Brasil.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Setor público tem superávit de R$ 3,6 bilhões em março

Indicador é medido pelo Banco Central e inclui União, Estados, municípios e...

Lula deve mudar comando das Mulheres em reforma ministerial

Presidente convidou a ex-ministra Márcia Lopes para assumir o cargo de Cida...

Fim da Guerra do Vietnã, maior derrota dos EUA, completa 50 anos

Conflito matou mais de 1 milhão de vietnamitas e cerca de 58.000...

Stellantis suspende projeções financeiras por causa das tarifas

Montadora de veículos reportou uma queda de 14% na receita líquida no...