Lar Notícias Sindicato critica fala de líder do PDT e defende papel do INSS
Notícias

Sindicato critica fala de líder do PDT e defende papel do INSS

“Não é o patinho feio do governo”, diz a entidade que representa os trabalhadores da Previdência em resposta ao deputado Mário Heringer (MG)

O SINSSP (Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência) criticou o líder do PDT na Câmara dos Deputados, Mário Heringer (MG), por afirmar que o Ministério da Previdência, chefiado por Carlos Lupi (PDT), “só traz ônus” e que o partido precisava de outra função, por apoiar “fielmente” o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O INSS é o maior distribuidor de renda do Brasil e da América Latina, que cumpre um papel muito relevante para a sociedade, sendo responsável por fomentar cerca de 60% das economias locais com o pagamento de benefícios”, disse o sindicato em nota enviada ao Poder360.

A declaração de Heringer foi dada a este jornal digital no contexto da operação da PF (Polícia Federal) que investiga o desvio de até R$ 6,5 bilhões de aposentadorias do INSS por sindicatos e outras entidades. O líder ainda afirmou que a Previdência se tornou “o patinho feio que todo mundo põe a culpa” e o instituto, por consequência, é alvo de reclamações da população e do empresariado, “e ninguém quer ser pai do patinho feio”.

Em resposta, o sindicato disse que “os 40 milhões de aposentados e pensionistas e os quase 1 milhão de brasileiros que procuram o INSS mensalmente não são ônus, muito menos o patinho feio de toda a história, mas resultado de uma política avançada de proteção social, sendo impensável uma sociedade moderna sem uma estrutura dessas”.

Leia a íntegra da nota do SINSSP-BR:

“Em entrevista ao Poder360, Mário Heringer teria afirmado que [não tem sentido a gente abraçar somente o ônus e não ter o bônus por apoiar o governo e que o patinho feio que todo mundo põe a culpa e o INSS, por consequência, é alvo de reclamações da população e do empresariado, e ninguém quer ser pai do patinho feio].

“Talvez o nobre deputado desconheça a Constituição Federal de 1988, onde (sic) aborda a previdência social em seus artigos 194 a 204. Estes artigos definem a seguridade social, que inclui a Previdência, a Saúde e a Assistência Social, e estabelecem as bases para a organização e funcionamento do sistema previdenciário. Portanto, a existência do INSS é algo previsto em nossa Constituição, não sendo algo que atrapalhe o funcionamento do país e do governo e é válido destacar que direitos e garantias fundamentais não podem ser revogados.

“O posicionamento do líder do PDT desrespeita a importância do INSS que é o maior distribuidor de renda do Brasil e da América Latina, que cumpre um papel muito relevante para a sociedade, sendo responsável por fomentar cerca de 60% das economias locais com o pagamento de benefícios.

“O INSS é fundamental para milhões de brasileiros que dependem dele para garantir direitos básicos, como aposentadorias, pensões e benefícios sociais. Os 40 milhões de aposentados e pensionistas e os quase 1 milhão de brasileiros que procuram o INSS mensalmente não são ônus, muito menos o patinho feio de toda a história, mas resultado de uma política avançada de proteção social, sendo impensável uma sociedade moderna sem uma estrutura dessas.

“Dessa forma, o Sindicato reitera o seu compromisso com a defesa do INSS, da Previdência Pública e com o fortalecimento de ações concretas que garantam a sua eficiência, transparência e valorização dos seus servidores, afastando toda e qualquer interferência política que prejudique o seu principal objetivo que é o de servir à população brasileira.”



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil deve produzir 663,4 mi de toneladas de cana, diz Conab

Expectativa para a safra 2025/2026 representa queda de 2%, influenciada por más...

Brasil deve chegar a 635.706 médicos em 2025

Estudo aponta crescimento da força de trabalho, mas destaca desigualdade na distribuição...

Psol cobra Galípolo por transparência na compra do Master pelo BRB

Deputados da legenda se reuniram com presidente do Banco Central para questionar...

Bitcoin sobe 14,6% e termina abril como o melhor investimento

O dólar turismo fechou cotado a R$ 5,893 e registrou o pior...