Lar Notícias Moraes abusou dos poderes do TSE, diz Glenn Greenwald
Notícias

Moraes abusou dos poderes do TSE, diz Glenn Greenwald

Jornalista é o autor das reportagens publicadas pela “Folha” que revelaram áudios sobre um suposto uso da assessoria do Tribunal por parte do ministro para realizar investigações informais

O jornalista Glenn Greenwald afirmou nesta 4ª feira (30.abr.2025) que o ministro do STF (Alexandre de Moraes) abusou dos poderes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) quando estava na presidência do Tribunal.

“Moraes usou TSE não só para assuntos eleitorais. Mas para investigar assuntos pessoais e contra pessoas em protesto contra o STF, sem assuntos eleitorais”, disse Greenwald durante a sessão da Comissão de Segurança Pública do Senado nesta 4ª feira (30.abr).

O jornalista é o autor das reportagens publicadas pela Folha de S.Paulo que revelaram áudios sobre um suposto uso da assessoria do TSE por parte de Moraes para realizar investigações informais.

Segundo Greenwald, os ex-assessores de Moraes no Tribunal, responsáveis pelas informações, sabiam que estavam infringindo as regras. Afirmou que os áudios revelavam a preocupação dos ex-funcionários.

“Diziam: ‘Meu Deus, se isso for divulgado, não está certo’ […] Eles queriam esconder o que estava acontecendo”, falou o jornalista durante a sessão da Comissão de Segurança Pública do Senado nesta 4ª feira (30.abr).

Assista (21min41s):

Glenn afirmou que, durante a produção das reportagens, ouvia muitas autoridades criticando ações de Moraes, mas que se recusavam a falar publicamente.

“Percebi que muitas pessoas expressavam críticas a Moraes na forma privada e, quando perguntei se queriam manifestar publicamente, diziam: ‘Não, não é possível”, disse.

O jornalista também afirmou que Moraes criminaliza o jornalismo e usou o cargo para “censurar tudo o que ele queria censurar”.

“Ele usou todas as palavras que usa para criminalizar o jornalismo. Disse que isso foi feito por uma organização criminosa com o objetivo de desestabilizar as instituições brasileiras. […] Ele sempre interpreta qualquer crítica, reportagem, como um crime”, falou.

Moraes havia sido convidado para falar na comissão sobre a suposta solicitação de seu gabinete, de maneira não oficial, de relatórios relacionados à desinformação, especialmente durante as eleições de 2022. Mas não compareceu.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Entenda como será o calendário de pagamentos do INSS em maio

Beneficiários que recebem até um salário mínimo serão os primeiros a receber;...

Tarifaço de Trump é “elefante na sala”, diz presidente da Agrishow

Tarifaço de Trump é “elefante na sala”, diz presidente da Agrishow Tarifaço...

Dia do Trabalhador movimentará 144 milhões de pessoas

Número equivale a 2/3 da população do Brasil; estimativa é da estatal...

Norte e Centro-Oeste têm seca mais branda em 2025, diz agência

Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamentos Básico atribui...