Lar Notícias Trump volta a pedir fim da isenção fiscal a Harvard
Notícias

Trump volta a pedir fim da isenção fiscal a Harvard

Presidente dos EUA tem criticado instituições de ensino superior por, segundo ele, apresentarem “ideologias de extrema-esquerda”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano) anunciou nesta 6ª feira (2.mar.2025) que pretende retirar a isenção fiscal da Universidade de Harvard. Desde que assumiu o governo em janeiro deste ano, o chefe de Estado tem criticado instituições de ensino superior por, segundo ele, ter “ideologias de extrema-esquerda”

“É o que eles merecem”, afirmou o Trump na rede social Truth Social.  O norte-americano não informou quando será feita a retirada da isenção fiscal. 

Esta não é a 1º vez que o presidente menciona a possibilidade de retirar a isenção fiscal de Harvard. Em 15 de abril, data limite para a declaração de impostos nos EUA, Trump fez uma publicação semelhante, sem detalhar como procederia.

O presidente tem alegado que o ensino superior do país está dominado por “ideologias antissemitas, antiamericanas, marxistas e de extrema-esquerda”. 

À época, a Harvard contestou a legalidade da medida anunciada por Trump. À universidade afirmou, por nota, que a medida impactaria o número de bolsas de estudos, pesquisas médicas e produções tecnológicas. 

A prescrição do governo vai além do poder do governo federal. Nenhum governo –independentemente do partido no poder– deve ditar o que as universidades privadas podem ensinar, quem podem admitir e contratar, e quais áreas de estudo e pesquisa podem seguir”, disse Harvard. 

LEGISLAÇÃO NORTE-AMERICANA

Conforme a legislação federal americana  –IRC (Código da Receita Federal) § 501(c)(3)–,  a maioria das universidades está isenta de impostos federais sob o código tributário dos EUA por serem consideradas instituições que operam exclusivamente para fins educacionais públicos.

Além disso, a lei afirma no 26 U.S. Code § 7217 que o presidente ou qualquer outro funcionário do Poder Executivo não pode solicitar que o IRS (Internal Revenue Service), órgão que determina se uma organização pode ter ou manter status de isenção fiscal, investigue organizações. O que impediria Trump de realizar a solicitação de forma legal. 



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Com Janja fora do país, Lula recebe visita do filho

Luis Cláudio esteve no Palácio da Alvorada neste sábado (3.mai) enquanto a...

Integrante do governo Trump discutirá no Brasil sanções a Moraes

David Gamble desembarca em Brasília na 2ª feira (5.mai); deve se reunir...

Fórmula 1 estende contrato do Grande Prêmio de Miami por 10 anos

Acordo assinado com a promotora do evento garante permanência da corrida até...

Jeff Bezos planeja vender até US$ 4,75 bilhões em ações da Amazon

Negócio faz parte de plano financeiro adotado em março e se dá...