Lar Notícias China pede que o Japão retire armas químicas do país há 80 anos
Notícias

China pede que o Japão retire armas químicas do país há 80 anos

Armamentos foram abandonados em território chinês por militares japoneses depois da derrota na 2ª guerra sino-japonesa

O governo chinês voltou a insistir que o Japão remova ou ajude a destruir todas as armas químicas abandonadas por militares japoneses no território chinês depois do fim da 2ª guerra sino-japonesa em 1945. Em 2025, completam-se 80 anos da vitória chinesa no confronto.

Em 1992, uma comitiva enviada para a Conferência Internacional sobre Desarmamento estimou que o Japão abandonou pelo menos 2 milhões de armas químicas no país. No evento, os japoneses estimaram o número em cerca de 700 mil.

Na 3ª feira (29.abr), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, disse ser uma obrigação do Japão remover os armamentos, por ter sido o lado agressor do confronto e mesmo já aceitado essa responsabilidade, o país asiático ainda não fez o suficiente para finalizar essa missão.

“80 anos se passaram desde o fim da guerra, mas as armas japonesas ainda ameaçam e até mesmo colocam em risco a segurança da vida e da propriedade das pessoas e o meio ambiente de regiões relevantes da China. Remover as armas perigosas é uma responsabilidade histórica, política e legal inabalável do Japão”, disse.

Jiakun declarou que a China está disposta a ajudar na eliminação das armas. Segundo o porta-voz, a cooperação entre os países já resultou na remoção de 150 mil armas e na destruição de outras 120 mil.

Armas químicas abandonadas ainda provocam graves problemas na China. Em 2003, operários chineses da construção civil inadvertidamente desenterraram 5 barris de gás mostarda e os venderam para um sucateiro em Qiqihar, Heilongjiang. Quando as autoridades conseguiram controlar a situação, 44 ​​pessoas foram expostas e o sucateiro morreu.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Alemanha rebate Rubio após secretário dos EUA chamar governo de tirano

Alemanha rebate Rubio após secretário dos EUA chamar governo de tirano Alemanha...

Saiba quem é Greg Abel, sucessor de Buffett na Berkshire

Vice-diretor de operações está na empresa desde 2000; se aprovado pelo conselho...

Trabalho na Previdência será árduo, diz novo ministro

Wolney Queiroz foi empossado pelo presidente Lula na 6ª feira (2.mai), depois...

Bolsonaro divulga foto da barriga aberta após cirurgia

Ex-presidente passou por procedimento para reconstruir a parede do intestino; deve receber...