Lar Notícias México rejeita proposta de Trump para receber tropas americanas
Notícias

México rejeita proposta de Trump para receber tropas americanas

Presidente Claudia Sheinbaum diz que soberania do país é inviolável e que não aceita presença militar dos EUA

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou neste sábado (3.mai.2025) que rejeitou uma proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), para o envio de tropas americanas ao território mexicano com o objetivo de apoiar o combate ao narcotráfico.

Segundo Sheinbaum, a sugestão foi feita por Trump durante uma ligação telefônica recente. A presidente disse ter respondido de forma direta.“Eu disse a ele: ‘Não, presidente Trump, nosso território é inviolável, nossa soberania é inviolável, nossa soberania não está à venda’”, declarou em um evento público, ao comentar uma reportagem do jornal Wall Street Journal, que revelou detalhes de uma conversa entre os 2 presidentes.

De acordo com a presidente mexicana, o conteúdo da reportagem era “verdadeiro”, mas não exatamente conforme descrito. Ela reforçou que não aceitará a presença do Exército dos Estados Unidos no território nacional, mas afirmou estar disposta a colaborar com Washington por meio de um maior compartilhamento de informações.

Sheinbaum também disse ter cobrado ações do governo americano para conter o tráfico ilegal de armas dos EUA para o México, considerado como um dos fatores que alimentam a violência ligada ao narcotráfico. Segundo ela, Trump teria assinado uma ordem executiva na 6ª feira (2.mai) com medidas para tentar impedir o fluxo de armamentos.

Donald Trump tem aumentado o tom contra o México. O presidente norte-americano disse que o país vizinho estaria “dominado inteiramente por cartéis criminosos que assassinam, estupram, torturam e exercem controle total“, e classificou a situação como uma “grave ameaça à segurança nacional dos EUA”.

Além da pauta da segurança, os 2 países enfrentam uma tensão comercial. O México —maior parceiro comercial dos Estados Unidos e 2ª maior economia da América Latina— está entre os mais afetados pelas tarifas de importação anunciadas por Trump.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Haddad se reúne pela 1ª vez com secretário do Tesouro do governo Trump

Haddad se reúne pela 1ª vez com secretário do Tesouro do governo...

Nicarágua deixa Unesco após premiação ao jornal “La Prensa”

Jornal parou de operar no país depois de ter sua sede invadida...

Sem ir a show, Paes publica vídeo com IA ao lado de Lady Gaga

Prefeito viajou aos EUA horas antes da apresentação no sábado (3.mai) para...

Governo espanhol cria 2 grupos de trabalho para investigar apagão

Autoridades afirmam que não há informações suficientes para apontar a causa da...