Lar Notícias Míssil disparado por houthis atinge área de aeroporto em Israel
Notícias

Míssil disparado por houthis atinge área de aeroporto em Israel

Autoridades israelenses afirmam que 8 pessoas foram socorridas; ataque em Tel Aviv causou atrasos e cancelamento de voos

Um míssil disparado pelos houthis, grupo extremista que atua no Iêmen com apoio do Irã, atingiu a área do aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, na manhã deste domingo (4.mai.2025). Autoridades de Israel afirmaram que o míssil caiu em uma estrada próxima a um estacionamento.

Após as sirenes que soaram em diversas áreas de Israel, várias tentativas foram feitas para interceptar os mísseis lançados do Iêmen. Um deles caiu na área do aeroporto Ben Gurion. O incidente está sendo revisado”, declarou a IDF (Forças de Defesa de Israel).

De acordo com a agência de notícias Reuters, o serviço ambulatório de Israel disse que 8 pessoas foram socorridas e levadas para hospitais, sendo um homem com lesões leves a moderadas nos braços e pernas e uma mulher com ferimentos leves na cabeça.

Aterrissagens e decolagens foram interrompidas e rotas de acesso ao aeroporto foram bloqueadas. Um porta-voz do aeroporto afirmou que a operação já foi normalizada, mas há registros de voos atrasados, redirecionados e cancelados.

Militares de Israel disseram terem interceptado 2 mísseis lançados do Iêmen na 6ª feira (2.mai). Os militantes iemenitas assumiram a autoria dos disparos, que miraram a base aérea israelense de Ramat David e a área de Tel Aviv.

QUEM SÃO OS HOUTHIs

Os rebeldes houthis, também conhecidos como Ansar Allah, são um movimento político e militar que representa principalmente a seita Zaidi, uma vertente do islamismo xiita no Iêmen. Eles se consideram parte do “eixo de resistência” liderado pelo Irã, que inclui também o Hamas e o Hezbollah libanês.

Especialistas no Iêmen, onde os houthis expandiram seu controle durante anos de guerra civil, afirmam que o grupo parece ser motivado principalmente por questões domésticas e por sua base de apoio, embora mantenha alinhamento ideológico com o Irã.

De novembro de 2023 a janeiro de 2025, os rebeldes houthis atacaram mais de 100 navios mercantes e afundaram 2, matando 4 marinheiros. Os ataques tinham como objetivo declarado pressionar pelo fim da guerra entre Israel e Hamas em Gaza.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Haddad se reúne pela 1ª vez com secretário do Tesouro do governo Trump

Haddad se reúne pela 1ª vez com secretário do Tesouro do governo...

Nicarágua deixa Unesco após premiação ao jornal “La Prensa”

Jornal parou de operar no país depois de ter sua sede invadida...

Sem ir a show, Paes publica vídeo com IA ao lado de Lady Gaga

Prefeito viajou aos EUA horas antes da apresentação no sábado (3.mai) para...

Governo espanhol cria 2 grupos de trabalho para investigar apagão

Autoridades afirmam que não há informações suficientes para apontar a causa da...