Complexo industrial da montadora chinesa foi inaugurado em 2023 na cidade de Zhengzhou e produziu 545 mil veículos em 2024
A BYD estima que sua fábrica em Zhengzhou, na província de Henan, alcançará a capacidade de produzir 1 milhão de veículos em 2025. A planta industrial da companhia chinesa, inaugurada em 2023, já atua em um ritmo de produção de 3.000 carros por dia. No ano passado, a instalação entregou 545 mil veículos ao mercado interno chinês ou para exportação.
A fábrica foi montada em 17 meses, considerando todo o processo de aprovação do local e início da construção. As obras começaram em abril de 2022 e a instalação entregou seu 1º modelo –um Song Pro– em fevereiro de 2023. O ambicioso projeto chinês também não se limita a uma fábrica, mas parece uma cidade. A BYD construiu um complexo para a moradia de seus funcionários e abriga cerca de 60.000 pessoas.
Segundo a revista especializada no setor automotivo Quatro Rodas, o complexo industrial tem 130 km² –maior do que as áreas urbanas de capitais brasileiras como Boa Vista (RR) e Macapá (AP). É o maior projeto de montagem de veículos elétricos do mundo.
Além de espaçosa, a fábrica da BYD também é moderna, com máquinas trabalhando em um ritmo intenso. Ao visitar a instalação, é possível ver que os braços mecânicos fazem quase todo o trabalho de montagem das carrocerias.
Os trabalhadores humanos na esteira de montagem atuam em funções como a instalação de portas –as máquinas ainda não são capazes de fazer esse processo– e a direção dos veículos prontos para o estacionamento das fábricas, onde passarão por alguns testes.

Trabalhador da BYD dirige carro pronto da linha de montagem para o estacionamento
Todos os carros fabricados pela instalação em Zhengzhou em 2025 são equipados com direção autônoma, ou seja, podem se dirigir sozinhos. No entanto, as leis de trânsito chineses ainda não permitem que os carros possam ser pilotados de forma totalmente autônoma.
Nas ruas da China, é possível utilizar o carro na função autônoma, mas é necessário que o condutor do veículo esteja sentado no banco da frente. No futuro, caso as autoridades chinesas atualizem as regras, o uso será possível com os donos sentados no banco de trás do veículo.
O carro mais barato produzido na fábrica pode ser comprado por US$ 10.000.

Modelos fabricados pela fábrica da BYD em Zhengzhou
BATERIAS
O complexo industrial da BYD em Zhengzhou também inclui uma seção onde são trabalhadas as baterias dos carros elétricos. O tipo utilizado no mais acessível da marca pesa 239 kg, com autonomia de 300 km e suporta cerca de 5.000 ciclos de recarga.
A mais potente na fábrica tem mais de 700 km de autonomia. A BYD também tem feito avanços para reduzir o tempo de carregamento. Ao Poder360, uma representante da companhia afirmou ter sido possível o carregamento total de uma bateria em cerca de 5 minutos em testes realizados pela empresa.
As baterias são o coração da marca, que começou como uma fabricante desses dispositivos. Em 1995, a empresa tinha uma receita anual de aproximadamente US$ 300 mil. Já no ano passado, registrou uma receita anual de US$ 107 bilhões.
A BYD entrou para o mundo das montadoras em 2013 e é atualmente a maior fabricante de veículos elétricos no planeta. Em 2024, 7 a cada 10 carros elétricos vendidos no Brasil foram da marca chinesa.

Bateria para carros da BYD em exposição na fábrica de Zhengzhou
Deixe um comentário