Lar Notícias Trump ordena reabertura da prisão de Alcatraz
Notícias

Trump ordena reabertura da prisão de Alcatraz

Presidente dos EUA disse que vai reconstruir presídio de segurança máxima, encerrado em 1963, para “abrigar os infratores mais cruéis e violentos”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), ordenou a reconstrução e reabertura da prisão de Alcatraz. Situada em uma ilha na bacia de São Francisco (Califórnia), a penitenciária federal de segurança máxima, conhecida como “a Rocha”, está encerrada desde 1963 e, em seu local, funciona hoje um museu.

Hoje, estou instruindo a Agência Federal de Prisões, juntamente com o Departamento de Justiça, o FBI e [o Departamento de] Segurança Interna, a reabrir uma ALCATRAZ substancialmente ampliada e reconstruída, para abrigar os infratores mais cruéis e violentos dos Estados Unidos”, escreveu Trump na plataforma Truth Social.

No texto, iniciado com a exclamação (em caixa alta no original): “Reconstruir e abrir Alcatraz!”, o presidente dos EUA afirmou que o país não será mais refém “de criminosos, bandidos e juízes, que têm medo de fazer o seu trabalho e nos permitir remover criminosos que entraram ilegalmente em nosso país”.

A reabertura de Alcatraz se soma a uma série de esforços de Trump para ampliar as vagas em presídios de segurança máxima. O governo norte-americano pagou US$ 6 milhões para usar por 1 ano uma penitenciária de El Salvador, o Cecot (Centro de Confinamento do Terrorismo) e transferir para a instituição deportados dos EUA.

Entre os deportados, está Kilmar Abrego García, de origem salvadorenha, deportado “por um erro administrativo”, segundo os advogados do governo Trump.

O caso de Abrego García tornou-se central na política de deportação em massa promovida por Trump. Embora a Suprema Corte tenha determinado que o governo deveria “facilitar” o retorno de Abrego Garcia ao país depois de sua deportação ter sido considerada ilegal, o presidente norte-americano se recusou a tomar medidas para este fim.

A prisão de Alcatraz, mesmo nome da ilha onde se situa, operou de 1934 a 1963, quando foi encerrada em razão de seus altos custos.

O presídio abrigou criminosos conhecidos, como os gângsters Al Capone e “Machine Gun” Kelly. O seu isolamento geográfico fez da prisão tema de narrativas lendárias e filmes, como Fuga de Alcatraz (1979), A Rocha (1996) e Alcatraz: Fuga Impossível (2018). Algumas das histórias baseiam-se na fuga dos assaltantes Clarence e John Anglin e Frank Morris, em 1962, que desafiou a propagada inviolabilidade da segurança da prisão.

Leia a postagem de Trump na íntegra, traduzida:

“RECONSTRUIR E ABRIR ALCATRAZ! Por muito tempo, os Estados Unidos têm sido atormentados por criminosos cruéis, violentos e reincidentes, a escória da sociedade, que nunca contribuirá com nada além de miséria e sofrimento.

“Quando éramos uma nação mais séria, em tempos passados, não hesitávamos em prender os criminosos mais perigosos e mantê-los longe de qualquer pessoa que pudessem prejudicar. É assim que deve ser. Não vamos mais tolerar esses criminosos em série que espalham sujeira, derramamento de sangue e caos em nossas ruas.

“É por isso que, hoje, estou instruindo a Agência Federal de Prisões, juntamente com o Departamento de Justiça, o FBI e [o Departamento de] Segurança Interna, a reabrir um ALCATRAZ substancialmente ampliado e reconstruído, para abrigar os infratores mais cruéis e violentos dos Estados Unidos.

“Não seremos mais reféns de criminosos, bandidos e juízes que têm medo de fazer seu trabalho e nos permitir remover criminosos que entraram ilegalmente em nosso país. A reabertura da ALCATRAZ servirá como símbolo de lei, ordem e justiça. Vamos FAZER A AMÉRICA GRANDE DE NOVO!”



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Haddad projeta crescimento mínimo de 3% no PIB até 2026

Ministro da Fazenda afirma que país tem projetos para garantir o patamar;...

Microsoft encerra Skype e sugere migração para o Teams

Serviço de chamadas por vídeo que agora sai do ar foi lançado...

Lula quer mulheres mais contentes, diz nova ministra

Avaliação positiva do presidente tem recuado entre as eleitoras; Márcia Lopes diz...

Múcio afirma que “riscou o 8 de janeiro” do calendário

Acompanhado pelos chefes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, o ministro...