O ministro das Relações Exteriores do Ruanda, Olivier Nduhungirehe, disse este domingo, 04, que “o país está nos estágios iniciais das negociações para receber imigrantes deportados dos Estados Unidos”.
O governante disse em entrevista à emissora estatal Rwanda TV que está em discussões com os Estados Unidos, afirmando por outro lado que “ainda não se chegou a um estágio em que se pode dizer exactamente como as coisas vão prosseguir, mas assegurou que as negociações estão em andamento mas ainda nos estágios iniciais”.
O Ruanda se posicionou nos últimos tempos como um país de destino de migrantes que os países ocidentais gostariam de remover, apesar das preocupações de grupos de direitos humanos de que Kigali não respeita alguns dos direitos humanos mais fundamentais.
De recordar que Kigali assinou um acordo com a Grã-Bretanha em 2022 para receber milhares de requerentes de asilo do Reino Unido antes que o acordo fosse descartado no ano passado pelo então recém-eleito primeiro-ministro Keir Starmer.
Já Donald Trump lançou uma ampla repressão à imigração e tentou congelar o programa de reassentamento de refugiados dos EUA após o início de seu segundo mandato em Janeiro.
O seu governo tem pressionado agressivamente para deportar imigrantes que estão no país ilegalmente e outros não-cidadãos.
No mês passado, os Estados Unidos deportaram para o Ruanda um refugiado iraquiano reassentado que há muito tentava extraditar em resposta às alegações do governo do Iraque de que ele trabalhava para o Estado Islâmico.
A Suprema Corte bloqueou temporariamente em Abril, o governo Trump, que invocou uma lei de guerra raramente usada de deportar um grupo de migrantes venezuelanos acusados de serem membros de gangues.
O conteúdo Ruanda confirma negociações com os Estados Unidos para receber imigrantes deportados aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário