Lar Notícias Correios proíbem uso de WhatsApp para controlar informação
Notícias

Correios proíbem uso de WhatsApp para controlar informação

A estatal adotou o Microsoft Teams como ferramenta oficial para que os funcionários se falem alegando que não há segurança em temas sigilosos no aplicativo

Os Correios proibiram o uso do WhatsApp durante o trabalho na estatal. Alegou problemas de segurança das informações da empresa e questões ergonômicas no uso do app no celular.

Em comunicado enviado no dia 18 de abril aos gestores, a estatal alegou que o WhatsApp não permite que a estatal tenha controle sobre documentos sigilosos. Eis o que diz trecho do documento: 

A criação e manutenção de grupos de mensagens no WhatsApp por gestores, para fins de trabalho, pode envolver a troca de informações classificadas como restritas na empresa em um canal não homologado. Os dados restritos ali inseridos não estão em posse da empresa”. Leia a íntegra (PDF – 177 kB). 

A empresa disse que o impedimento visa a barrar vazamentos de informações consideradas sigilosas. O Poder360 mostrou, ao exibir um documento sigiloso, que a estatal está à beira da insolvência. Esse é um dado que a estatal pretende manter sob controle ao banir o aplicativo.

“O WhatsApp particular não é gerido nem controlado pela tecnologia da informação da empresa, impossibilitando o monitoramento ou rastreamento de possíveis vazamentos de informações sensíveis ou de possíveis transgressões administrativas”, diz a estatal.

Sobre a ergonomia, a estatal alega que o uso de WhatsApp no celular é ruim para a saúde física dos funcionários. O app é bloqueado nos navegadores instalados nos computadores da empresa, o que impede seu uso de forma mais adaptada.

O aplicativo de mensagem escolhido para ser usado na estatal é o Microsoft Teams. Segundo a estatal, ele já faz parte do pacote de serviços adquiridos pela empresa junto à big tech. Segundo o comunicado, mais de 40.000 funcionários já tem acesso à ferramenta.

A empresa têm mais de 80.000 funcionários. Não é mencionado o que será feito à metade sem acesso.

A assessoria de imprensa da estatal foi procurada, mas não se posicionou até a publicação desta reportagem.

EMPRESA EM APUROS

Em janeiro de 2025, a estatal registrou um prejuízo de R$ 424 milhões –o maior para o mês na história da estatal. Em 2024, o prejuízo foi o maior da história: R$ 3,2 bilhões. 


O Poder360 vem publicando desde novembro de 2024 reportagens sobre problemas na estatal, como ter desistido de ações trabalhistas com prejuízo bilionário para a empresa e gastos milionários com “vale-peru”.

Leia mais:



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

1ª Turma do STF retoma julgamento de ação contra 4º núcleo do golpe

Ao vivo: 1ª Turma do STF retoma julgamento de ação contra 4º...

Delegação de Trump tratou de segurança e tarifas no Congresso

David Gamble, chefe da comitiva, abordou medidas contra crime organizado nesta 3ª...

Time do fiscal está por fora da compensação de fraude do INSS

Novo presidente do instituto disse que solução virá em uma semana, mas...

Friedrich Merz é eleito chanceler da Alemanha em 2ª votação

O candidato do CDU conseguiu a maioria no Parlamento depois de não...