Os participantes do programa “Capital Central” desta terça-feira, 06, defenderam ser urgente, o Estado deixar de competir com os empresários.
Durante o debate sobre “o papel do empresarioado na dinamização da economia” os especialistas convergiram e divergiram em alguns aspectos.
Para o Director do Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada, Heitor Carvalho, o governo deve começar a discutir uma decisão estratégica, que consiste em escolher os objectivos principais, de modo a permitir que haja um bom ambiente de negócios que atraiam os investidores.
“O Estado para sair da economia deve criar boas condições de negócios para os empresários”, enfatizou.
Heitor Carvalho, Disse ainda que, há uma excessiva presença do Estado na economia, argumentando que tal prática sufoca os empresários que acreditam no país.
“O Estado quer desenvolver todos os papéis na economia e afoga empresários que acreditam no país, enquanto os grandes grupos alimentam a informalidade”, disse.
Por sua vez, José Macuva, também Economista, apontou a evasão fiscal como um problema crítico, destacando que ocorre principalmente entre os grandes gruposto da informalidade, acusando o Estado de ser conivente.
Outro ponto de sua crítica foi a pouca presença dos bancos no financiamento da economia, especialmente diante da realidade actual em que há uma burocracia excessiva na obtenção de crédito. José Macuva, denunciou ainda o controle pelo Estado do setor bancários.
“Os bancos estão a interferir na dinamização da economia, impactando negativamente os produtores de facto”.
Recentemente o Presente da República João Lourenço, garantiu durante a sua visita ao Egipto que, Angola está a criar um novo ambiente de negócios, com regras muito claras, com apelo para que o sector privado da economia se desenvolva e vá gradualmente substituindo o papel que o sector público desempenhou ao longo das últimas décadas.
Para o Especialista em Gestão e Administração Pública Denílson Duro, a afirmação do Presidente deve se refletir na prática, para eliminação da “luta” desproporcional entre o Estado e os empresários.
O “Capital Central” é um magazine informativo da Rádio Correio da Kianda, que vai ao ar de segunda à sexta-feira das 6 às 10 horas, com várias rubricas e debate sobre diferentes temas candentes do país.
O conteúdo “Estado deve deixar de competir com empresários”, defendem especialistas aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário