Lar Notícias Duda Salabert defende protagonismo da Câmara durante COP30
Notícias

Duda Salabert defende protagonismo da Câmara durante COP30

Presidente da nova subcomissão da Casa pretende aumentar diálogo com movimentos sociais para formalizar demandas à conferência

A presidente da nova Subcomissão Especial da COP30 da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, Duda Salabert (PDT-MG), defendeu nesta 4ª feira (7.mai.2025) um maior protagonismo dos deputados durante a conferência, que será realizada em novembro em Belém. A congressista também disse que pretende aumentar o diálogo com movimentos sociais para formalizar as demandas ao fórum.

“A pauta central nossa é, primeiro, ampliar o diálogo com os movimentos sociais, as organizações ambientalistas, e unificar projetos que julgamos prioritários à comissão para entregarmos como demandas da Câmara para a COP. E, em segundo, que os movimentos sociais tenham incidência direta na conferência”, afirmou a deputada ao Poder360.

Mesmo com o tom positivo de Duda à conferência, ela criticou o processo decisório do fórum ambientalista. Afirmou que a interferência do mercado financeiro e grandes mineradoras nas resoluções é prejudicial.

“Normalmente a COP é um espaço muito restrito para decisões. Lutamos para que o Congresso e os movimentos sociais consigam incidir nas decisões da COP, que não fiquem apenas como atores coadjuvantes, mas que assumam também o protagonismo”, declarou a este jornal digital.

Duda Salabert tomou posse da presidência da subcomissão para tratar sobre a COP nesta 4ª feira (7.mai). Ela irá comandar os trabalhos que resultarão numa entrega de demandas ao fórum.

As subcomissões têm como objetivo o aprofundamento em temas específicos. Convida especialistas, integrantes da sociedade civil e órgãos para criar um relatório e propor medidas à comissão principal.

O colegiado reduzido não tem poder deliberativo. Todas as proposições devem ser submetidas à comissão principal.


Este texto foi produzido pelo estagiário de jornalismo José Luis Costa sob a supervisão do editor Augusto Leite.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Entenda o que é a Nova Rota da Seda da China

Lançado em 2013, iniciativa do governo chinês tem como objetivo firmar acordos...

Corinthians negocia com Adidas para 2026, diz portal

Time estaria buscando acordo com marca alemã enquanto mantém contrato vigente com...

IA da Meta supera humanos em tarefas específicas, diz Zuckerberg

CEO da empresa afirmou que ferramenta já demonstra maior eficiência em determinadas...

Jogador do Flamengo é alvo de tiros na Linha Amarela, no Rio

Carro era blindado e resistiu; Rossi havia desembarcado na madrugada desta 5ª...