O Prémio Nobel da Paz Denis Mukwege denunciou esta quarta-feira o uso da violência sexual como arma de guerra no conflito na República Democrática do Congo.
Falando no Parlamento Europeu em Estrasburgo, França, o médico congolês descreveu o que chamou de “situação dramática” na região de Kivu Norte, na RDC
“Tivemos 10.000 casos de violência sexual, com 30 a 35 por cento de estupros contra crianças. Há uma tendência para a violência inaceitável, mas atacar crianças está indo além de quaisquer linhas vermelhas possíveis que você possa imaginar”, disse Mukwege.
Esta semana, o Ruanda apresentou um calendário para o processo de paz com a República Democrática do Congo (RDC), acrescentando que o acordo final deverá ser assinado em meados de Junho em Washington.
O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Ruanda, disse à imprensa internacional que ainda não havia acordo sobre o conteúdo do texto, mas que as próximas etapas vão consistir em “consolidar as contribuições das partes num único texto”.
O conteúdo Nobel da Paz denuncia “situação dramática” no leste da RDC aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário