O Grupo Parlamentar da UNITA confirmou esta quinta-feira, 08, a autorização do Governo Provincial de Luanda para a realização da vigília prevista para hoje, mas, entretanto, com alteração do local proposto inicialmente.
Em declarações exclusivas à Rádio Correio da Kianda, o assessor de imprensa do Grupo Parlamentar da UNITA, Emanuel Bianco, disse que foi feita a solicitação para que o protesto pacífico ocorresse de fronte à Rádio Nacional de Angola, em memória ao deputado e jornalista Raul Manuel Danda, antigo funcionário daquela emissora.
Entretanto, o GPL autorizou, solicitando a mudança do local para o Largo das Escolas. Decisão esta, que os parlamentares do maior partido da oposição estão a encetar esforços para mudar.
“Inicialmente, mantém-se a intenção da vigília a ser de fronte à Rádio Nacional e uma delegação da direcção do Grupo Parlamentar vai conversar com o Governo Provincial para esgrimir esses argumentos e ver a possibilidade de se manter neste local”, disse,
Em causa, segundo Bianco, estaria o simbolismo do local para realização da vigília.
“O deputado Raul Danda, como sabemos, foi jornalista da Rádio Nacional durante vários anos, no momento em que o país tem esta reflexão sobre o estado actual da liberdade de imprensa e a transparência eleitoral, o Grupo Parlamentar quis juntar o útil ao agradável, o simbolismo que isso carrega, a trajectória do patrono do Grupo Parlamentar e o momento que o país vive para, de facto, reflectir sobre a dinámica dos últimos acontecimentos em volta da liberdade de imprensa, que tem sido, aliás, não só a liberdade de imprensa, mas mesmo esta resposta do Governo Provincial e outras manifestações que estamos a verificar em relação às iniciativas de vozes que não sejam alinhadas ao Executivo, demonstram bem a regressão do Estado Democrático de Direito, daí que há toda a necessidade das pessoas refletirem exatamente que rumo é que queremos dar ao país”, disse.
O anúncio da realização da vigília foi feito na última terça-feira, pela deputada Albertina Navita Navemba Ngolo. Durante uma conferência de imprensa, a parlamentar assegurou que o protesto será pacífico e não violento e visa reflectir e fazer reflectir a quem de direito sobre a liberdade de imprensa em Angola, com previsão de decorrer das 19 às 0horas.
No mesmo dia, o Grupo Parlamentar do “Galo Negro” procedeu ao lançamento das comemorações do Dia do Deputado do Grupo Parlamentar da UNITA e as actividades cívicas pela defesa da transparência eleitoral.
Ouça o áudio no Jornal da Tarde, às 13 horas, na Rádio Correio da Kianda.
Com Queirós Chilúvia
O conteúdo UNITA diz estar em conversações com GPL para manter vigília em frente à RNA aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário