Os rebeldes da coalizão AFC/M23 tomaram a chefia de Luhwinja, no território de Mwenga, em Kivu Sul, sem luta, na noite de terça-feira, 6 de Maio.
Essa região, famosa por suas ricas jazidas de ouro, constitui um ponto estratégico para a rebelião. Segundo fontes locais, esta é a primeira vez que este território fica sob ocupação rebelde desde a captura de Bukavu, capital da província de Kivu Sul, em 14 de Fevereiro.
A queda de Luhwinja ocorre logo após a ocupação de Kaziba pelos rebeldes que lançaram um ataque na semana passada, enquanto os Wazalendo, aliados às FARDC, ocupavam essa posição. O M23 ganhou vantagem apesar da resistência de quase 48 horas de Wazalendo.
Além disso, desde terça-feira, 6 de Maio, os grupos de Luchiga, Kabalole, Luduha e Idudwe também estão sob controlo rebelde.
Segundo testemunhas, as forças da AFC/M23 primeiro contornaram as cidades de Ngando, Chihumba e Kashanga antes de capturar esses quatro grupos estratégicos, que também são ricos em minério de ouro.
O conteúdo RDC: M23 toma de assalto região Luhwinja em Kivu Sul rica em ouro aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário