Lar Notícias Movimentação nos portos do Brasil cresce 5,49% em março
Notícias

Movimentação nos portos do Brasil cresce 5,49% em março

Navegação interna e a longo curso aumentaram no período; embarque de milho avançou 132,9%

A movimentação portuária no Brasil cresceu 5,49% e alcançou 113,7 milhões de toneladas, em março de 2025 na comparação com o mesmo período de 2024, segundo a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

A navegação por longo curso respondeu por 80,8 milhões de toneladas movimentadas no período, um crescimento de 7,85%. A navegação interior movimentou 8,4 milhões de toneladas, com alta de 9,92%.

A movimentação de contêineres foi de 12,6 milhões de toneladas, com crescimento de 0,16%, sendo 8,6 milhões movimentadas em longo curso e 3,9 milhões por cabotagem.

A movimentação de carga geral aumentou 8,67%, com 5,6 milhões de toneladas. Os granéis sólidos tiveram alta de 7,25%, com 67,8 milhões de toneladas transportadas no 3º mês do ano.

As mercadorias com maior crescimento foram o milho, com 400 mil toneladas no mês, aumento de 132,9%, e combustíveis, óleos e produtos minerais, com 300 mil toneladas, equivalente a alta de 79,98%.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), disse que o resultado veio devido a investimentos do governo federal para modernização da infraestrutura dos terminais.

“São investimentos na ordem de bilhões de reais para fortalecer o setor portuário, com foco principalmente em ações de longo prazo, que tornam nossos portos competitivos e dinamizam a economia brasileira. Estamos ampliando a capacidade logística dos nossos terminais por meio da maior carteira de investimento da história do setor, que vai garantir crescimento a médio e longo prazo”, afirmou.

Os portos públicos movimentaram 40,1 milhões de toneladas de cargas em março, 1,9% a mais em comparação com o mesmo mês de 2024. O Porto de Santana, na Bahia, teve o maior crescimento percentual, com aumento de 47,33% e movimentação de 400 mil toneladas.

Nos terminais privados, o crescimento nas movimentações foi de 7,52%. O setor movimentou 73,5 milhões de toneladas de cargas. O Terminal Marítimo Ponta Ubu, no Amapá, teve alta de 44,9% e movimentou 1,2 milhão de toneladas de cargas.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

CNJ padroniza registro de adoção unilateral

Norma da Corregedoria Nacional de Justiça padroniza registros em casos de adoção...

EUA avaliam acordo para ampliar presença na Groenlândia

Parceria permite serviços e presença militar norte-americana; a proposta retoma interesse de...

Leão 14 viu “Conclave” e jogou Wordle antes de ser eleito

Irmão do papa relata momentos de descontração antes do início do conclave...

Dataprev não toma providências para evitar fraudes

Sindpd-RJ critica administração por demissões sem motivo e afirma que empresa pública...