Lar Notícias Trump diz que pode se encontrar com Putin e Zelensky na Turquia
Notícias

Trump diz que pode se encontrar com Putin e Zelensky na Turquia

Presidente dos EUA afirmou que “estava pensando” em se encontrar com as autoridades se um acordo de paz parecer possível; líderes dos 2 países se reunirão na 5ª feira (15.mai)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou nesta 2ª feira (12.mai.2025) que pode se reunir com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Istambul (Turquia), para tratar do fim da guerra na Europa.

O republicano disse que existe a possibilidade de um encontro caso ele acredite que os 2 países poderão chegar a um acordo. Putin propôs uma reunião com Zelensky para negociar uma “paz duradoura”. O ucraniano aceitou e disse estar pronto para o encontro na 5ª feira (15.mai).

“Eu estava pensando em voar para lá [Turquia]. Não sei onde estarei na 5ª feira. Tenho tantas reuniões, mas estava pensando em voar para lá. Acho que existe a possibilidade [de se encontrar com Putin e Zelensky], se eu achar que as coisas podem acontecer”, disse Trump em declaração a jornalistas.

O presidente dos EUA viajará para o Oriente Médio a partir de 3ª feira (13.mai) e ficará na região até 6ª feira (16.mai). Trump se reunirá com autoridades da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Qatar para discutir acordos econômicos com exportadores de petróleo.

Apesar das negociações já marcadas, o líder norte-americano destacou as discussões na Turquia como tópico relevante que podem influenciar no fim da guerra. Trump pediu que “não subestimem a 5ª feira na Turquia”.

“A reunião de 5ª feira com a Rússia e a Ucrânia é muito importante. Fui muito insistente para que essa reunião acontecesse. Acho que coisas boas podem sair dessa reunião. Parem o derramamento de sangue horrível. É um banho de sangue”, disse.

Em uma publicação no X (ex-Twitter), Zelensky agradeceu Trump pelas declarações a favor do cessar-fogo. O presidente ucraniano disse ainda que todos na Ucrânia “agradeceriam” se o líder dos EUA pudesse comparecer na reunião.

“Estarei na Turquia. Espero que os russos não fujam da reunião. E, claro, todos nós na Ucrânia agradeceríamos se o presidente Trump pudesse estar conosco nesta reunião na Turquia. Esta é a ideia certa. Podemos mudar muita coisa”, disse.

No pedido para se encontrar com a autoridade ucraniana, Putin foi vago e não detalhou quais seriam as possíveis medidas poderiam ser tratadas na reunião. Ele afirmou que o país estava comprometido com uma paz duradoura e em eliminar raízes do conflito.

Até o momento, o governo russo não confirmou se Putin irá pessoalmente para a reunião ou se enviará um representante das relações exteriores.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Comissão do Senado inicia discussão do licenciamento ambiental

Projeto simplifica exigências para empreendimentos com impacto ecológico, mas enfrenta críticas por...

Brasil deve colher 55,7 mi de sacas de café em 2025, diz Conab

Projeção da Companhia Nacional de Abastecimento indica recuperação dos cafezais mesmo em...

Lula indica Waguinho para comando da PortosRio

Ex-prefeito de Belford Roxo é marido da ex-ministra Daniela Carneiro e terá...

Xi Jinping critica protecionismo dos Estados Unidos

Presidente chinês não cita o país e nem Donald Trump, mas declara...