Lar Notícias CFM contesta norma que autoriza biólogos a fazerem estética
Notícias

CFM contesta norma que autoriza biólogos a fazerem estética

Entidade médica diz que a resolução do CFBio é ilegal e põe em risco a saúde ao permitir procedimentos invasivos por não médicos

O CFM (Conselho Federal de Medicina) afirmou nesta 2ª feira (12.mai.2025) que a resolução publicada pelo CFBio (Conselho Federal de Biologia) que permite a realização de procedimentos estéticos por biólogos habilitados em biologia estética é ilegal. Para a entidade, a norma representa uma invasão das competências privativas dos médicos e coloca em risco a saúde da população.

A Resolução 734 de 2025 foi publicada no Diário Oficial da União em 7 de maio. Autoriza biólogos a aplicar técnicas como intradermoterapia, mesoterapia, microagulhamento, aplicação de toxina botulínica, ozonioterapia, entre outras. Exige que os profissionais usem só produtos regularizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e sigam protocolos de biossegurança. Leia a íntegra (PDF – 147 kB).

O CFM, no entanto, defende que esses procedimentos são invasivos e, por isso, devem ser realizados exclusivamente por médicos, conforme a Lei 12.842 de 2013, conhecida como Lei do Ato Médico. A norma define como atos privativos da medicina a indicação e execução de procedimentos invasivos, além da emissão de laudos de exames diagnósticos.

O conselho diz que recorrerá à Justiça para derrubar a resolução e responsabilizar o CFBio pela publicação de uma norma que, segundo a entidade, compromete a segurança sanitária e ultrapassa os limites legais da profissão de biólogo.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Operações policiais provocam protestos com barricadas em Paraisópolis

Operações policiais provocam protestos com barricadas em Paraisópolis Operações policiais provocam protestos...

Ciro Nogueira critica polarização e diz que Brasil “fracassou”

Senador cobra pacto nacional entre políticos e empresários e defende um projeto...

Não vivemos tempos pacíficos, diz presidente da China

Xi Jinping alça Lula ao status de líder do Sul Global e...

EUA reduzirão tarifa sobre as remessas da China para 54%

Decisão se dá depois de acordo que pausou a guerra comercial por...