Através de uma nota de imprensa enviada ao Correio da Kianda, o Tribunal Supremo comunicou nesta segunda, 12, que está agendada para hoje a partir das 9 horas, a 6ª Sessão de Julgamento do Processo n.º 38/2022, que envolve Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “General Kopelipa” e Leopoldino Fragoso do Nascimento “General Dino”.
As duas figuras outrora influentes ao Estado, estão actualmente constituídos arguidos, acusados de vários crimes como tráfico de influência, branqueamento de capitais, falsificação de documentos, associação criminosa e abuso de poder.
O processo, que conta com 38 declarantes, tem como relatora a Juíza Conselheira, Anabela Valente, coadjuvada pelos Juízes Conselheiros, Raúl Rodrigues e Inácio Paixão. O Ministério Público (MP) é representado por Lucas Ramos, enquanto a defesa está a cargo dos advogados Bangula Kemba, Benja Satula, Amaral Gourgel e Adriano Suculete.
Além do antigo Chefe da Casa Militar e de um dos braços direitos da Presidência da República, também foram constituídos arguidos o advogado Fernando Gomes dos Santos, o cidadão chinês Yiu Haiming, bem como as empresas China International Fund (CIF), Plansmart International Limited e Utter Right International Limited.
Como justificação, o MP afirma que os acusados lesaram o Estado em mais de mil milhões de dólares norte-americanos.
O conteúdo Julgamento dos Generais Dino e Kopelipa retoma hoje aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário