Lar Notícias Comissão do Senado inicia discussão do licenciamento ambiental
Notícias

Comissão do Senado inicia discussão do licenciamento ambiental

Projeto simplifica exigências para empreendimentos com impacto ecológico, mas enfrenta críticas por riscos à proteção ambiental e à fiscalização

A CMA (Comissão de Meio Ambiente) começa a discutir o projeto que cria uma Lei Geral do Licenciamento Ambiental no Brasil na 3ª feira (13.mai.2025). Um acordo firmado entre um dos relatores do projeto, o senador Confúcio Moura (MDB-RO), e Jaques Wagner (PT-BA) é que o PL (Projeto de Lei) 2159 de 2021 seja votado na CMA no dia 20 de maio, e na CRA (Comissão de Agricultura), no dia 21.

O principal objetivo do texto é estabelecer normas gerais para o licenciamento de atividades ou empreendimentos que utilizem recursos ambientais, sejam potencialmente poluidores ou capazes de causar degradação ambiental. Ao Poder360, Confúcio disse que espera que o PL seja aprovado nos 2 colegiados e em plenário.

Um dos pontos do projeto é a criação da chamada LAC (Licença por Adesão e Compromisso). Nessa modalidade, o responsável pela obra declara, por conta própria, que cumprirá todas as regras ambientais —e com isso, obtém a licença automaticamente, sem que o órgão ambiental precise avaliar tecnicamente o caso antes.

Outro destaque é a Licença Ambiental Única, que junta, em um só documento, as autorizações para construir e operar o empreendimento. Também estão previstas a dispensa de licenciamento para atividades consideradas de baixo impacto e a possibilidade de regularizar negócios que funcionam sem licença ambiental.

O PL é visto como forma de combater a burocracia e aumentar a segurança jurídica para investidores. No entanto, ambientalistas e organizações da sociedade civil apontam riscos de retrocesso, já que, de acordo com eles, o projeto pode enfraquecer o controle ambiental e pode facilitar desastres como os de Mariana e Brumadinho.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

“Sempre tomei conta de tudo”, diz Virginia ao se apresentar à CPI das Bets

“Sempre tomei conta de tudo”, diz Virginia ao se apresentar à CPI...

brasileiros podem sacar R$ 9,1 bi nos bancos

Há 42,1 milhões de pessoas física e 4,3 milhões de pessoas jurídicas...

Barroso diz que a Constituição, não o STF, se mete em tudo

Presidente do Supremo afirma que o excesso de judicialização é um reflexo...

Operações policiais provocam protestos com barricadas em Paraisópolis

Operações policiais provocam protestos com barricadas em Paraisópolis Operações policiais provocam protestos...