Lar África “Expansão das escolas de saúde no país fez qualidade deixar de existir”, diz bastonário da Ordem dos Enfermeiros
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

“Expansão das escolas de saúde no país fez qualidade deixar de existir”, diz bastonário da Ordem dos Enfermeiros

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola disse, em exclusivo à Rádio Correio da Kianda, que a expansão das escolas de saúde sem as qualidades exigidas tem se aumentado no país.

Eduardo Caiangula, reagia assim a propósito do Dia do Enfermeiro que se assinalou nesta segunda-feira, 12.

A expansão das escolas pelo país, de acordo com o bastonário da Ordem, tirou a qualidade de ensino para capacitação dos profissionais de saúde.

O bastonário sustentou a sua afirmação baseando-se nas condições que várias instituições apresentam por quase todo país. Para Caiangula, o actual quadro é preocupante, uma vez que a formação destes profissionais requer responsabilidade e rigor para melhor prestação de serviço.

O Bastonário da Ordem afirmou que as Unidades Sanitárias debatem-se ainda com vários problemas básicos como carência de materiais o que coloca em risco a actividade do profissional e assistência ao doente.

“Durante as visitas de constatação em várias unidades sanitárias, a situação ainda é preocupante, falta de meios gastáveis, falta de água corrente, falta de medicamentos e iluminação, entre outras preocupações tudo isso coloca em causa a assistência ao doente e actividade do profissional.

Apesar destas condições em algumas unidades sanitárias, Eduardo faz um apelo a classe para que os seus profissionais pautem por um atendimento humanizado com objectivo de dar respostas satisfatórias aos utentes.

O Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro é celebrado, anualmente, a 12 de Maio, em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. A data é surge em reconhecimento ao trabalho e à importância dos profissionais de enfermagem para a saúde da população. Criada pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros (ICN) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O conteúdo “Expansão das escolas de saúde no país fez qualidade deixar de existir”, diz bastonário da Ordem dos Enfermeiros aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Cármen Lúcia pede que eleitor regularize título até 19 de maio

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, alertou nesta...

Trama golpista: Bolsonaro pede suspensão de audiências de testemunhas

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta terça-feira (13) ao ministro...

Encontro sobre Suassuna transforma-se em show de Gilberto Gil na ABL

A roda de conversa do ciclo de debates Em Torno de Ariano...

Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, (foto) (Republicanos-PB), informou, hoje...