O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola disse, em exclusivo à Rádio Correio da Kianda, que a expansão das escolas de saúde sem as qualidades exigidas tem se aumentado no país.
Eduardo Caiangula, reagia assim a propósito do Dia do Enfermeiro que se assinalou nesta segunda-feira, 12.
A expansão das escolas pelo país, de acordo com o bastonário da Ordem, tirou a qualidade de ensino para capacitação dos profissionais de saúde.
O bastonário sustentou a sua afirmação baseando-se nas condições que várias instituições apresentam por quase todo país. Para Caiangula, o actual quadro é preocupante, uma vez que a formação destes profissionais requer responsabilidade e rigor para melhor prestação de serviço.
O Bastonário da Ordem afirmou que as Unidades Sanitárias debatem-se ainda com vários problemas básicos como carência de materiais o que coloca em risco a actividade do profissional e assistência ao doente.
“Durante as visitas de constatação em várias unidades sanitárias, a situação ainda é preocupante, falta de meios gastáveis, falta de água corrente, falta de medicamentos e iluminação, entre outras preocupações tudo isso coloca em causa a assistência ao doente e actividade do profissional.
Apesar destas condições em algumas unidades sanitárias, Eduardo faz um apelo a classe para que os seus profissionais pautem por um atendimento humanizado com objectivo de dar respostas satisfatórias aos utentes.
O Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro é celebrado, anualmente, a 12 de Maio, em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. A data é surge em reconhecimento ao trabalho e à importância dos profissionais de enfermagem para a saúde da população. Criada pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros (ICN) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O conteúdo “Expansão das escolas de saúde no país fez qualidade deixar de existir”, diz bastonário da Ordem dos Enfermeiros aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário