Lar África Secretário Geral do Governo provincial do Cuanza Norte acusado de desvio de mais de 40 milhões de kwanzas
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Secretário Geral do Governo provincial do Cuanza Norte acusado de desvio de mais de 40 milhões de kwanzas

O Governador da Província do Cuanza Norte, João Gaspar, convocou, por meio do seu gabinete jurídico, o Secretário Geral, Manuel Alfredo Domingos, identificado como agente n°970709652 para explicar várias transferências monetárias em mais de 40 milhões de kwanzas, alegadamente por as ter feito sem o conhecimento do governador.

As referidas transferências, de acordo com a convocatória chegada à redacção do Correio da Kianda, foram detectadas no passado dia 28 de Abril, por uma comissão de averiguação criada pelo governador João Gaspar.

De acordo com o documento, datado de 8 de Maio corrente, e assinado pelo instrutor do referido processo, Tomé João Pedro Francisco, no dia 8 de Novembro de 2024, o Secretário-geral do Governo da Província do Cuanza Norte ordenou a transferência de 15.000.000,00 (quinze milhões) de kwanzas como pagamento à empresa ADM Comércio e Serviços, tendo esta mesma empresa transferido, no mesmo dia, para a conta do visado, um valor de 10.000.000,00 (dez milhões) de kwanzas.

Outras transferências foram ordenadas e efectuadas pelo acusado, sem a autorização do governador.

Essas transferências, sublinha o documento, totalizam 22.688.793,12 Kz (vinte e dois milhões, seiscentos e oitenta e oito mil, setecentos e noventa e três kwanzas e doze cêntimos). Deste valor, a empresa EPIQUE LDA recebeu, de acordo com o documento, 18.699.844 (dezoito milhões, seiscentos e noventa e nove mil, oitocentos e quarenta e quatro) kwanzas, no dia 18 de Outubro de 2024, destinados, alegadamente para a manutenção da residência do Secretário-geral do Governo da Província do Cuanza Norte.

No mesmo dia fez pagamento de 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil) kwanzas a favor do senhor Guilherme Massango, para arrendamento de uma residência.

“No dia 31 de Outubro de 2024, pelas 20 horas voltou a fazer outro pagamento, no valor de 1.589.949,12 Kz (um milhão, quinhentos e oitenta e nove mil, novecentos e quarenta e nove kwanzas e doze cêntimos), a favor da empresa Ok-Mobília, para a compra de quatro aparelhos de ar-condicionados”, lê-se na convocatória.

Com estas acções, o gabinete jurídico e de intercâmbio do governo provincial assegura que o senhor Manuel Alfredo Domingos será demitido, independentemente do facto de virem ou não a serem provadas as acusações, por constituir infração disciplinar grave, visto que viola vários instrumentos jurídicos.

A referida convocatória que insta o acusado a comparecer no gabinete jurídico e de intercâmbio do Governo da Província do Cuanza Norte às 10h, do dia 16 de Maio de 2025, sublinha que pode o funcionário fazer-se acompanhar de duas testemunhas a sua escolha, podendo ser funcionário público ou ligado ao sindicato a que o Manuel Alfredo Domingos está filiado.

O conteúdo Secretário Geral do Governo provincial do Cuanza Norte acusado de desvio de mais de 40 milhões de kwanzas aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lula diz que pedirá a Putin que sente à mesa com Zelensky

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta quarta-feira...

Lula celebra acordo entre China e EUA: “Tarda, mas não falha”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou, nesta terça-feira (13), o...

Mega-Sena não tem ganhador; prêmio vai a R$ 60 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2862 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (13)....

Lula confirma presença em velório de Pepe Mujica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá ao velório do ex-presidente...