Lar Notícias Petrobras quer resposta do Ibama sobre Margem Equatorial até 5ª
Notícias

Petrobras quer resposta do Ibama sobre Margem Equatorial até 5ª

Presidente da estatal diz que as demandas foram atendidas para que o órgão conceda a licença para operar um navio-sonda no local

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse nesta 3ª feira (13.mai.2025) que é “muito difícil imaginar” que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) não conceda a licença para a estatal operar um navio-sonda na Margem Equatorial.

Segundo ela, a petroleira aguarda até esta 5ª feira (15.mai) uma resposta do órgão ambiental. Caso a autorização não seja concedida, há um plano para retirar a estrutura da área.

Chambriard declarou que a última demanda feita pelo Ibama, a criação de uma base de despetrolização em Oiapoque (AP), foi atendida em abril. A estatal também concluiu o exercício pré-operacional da instalação, segundo a executiva.

De acordo com ela, a Petrobras apresentou o maior Plano de Emergência Individual já elaborado para operações em águas profundas e ultraprofundas. “É difícil imaginar que essa licença não será emitida numa região tão carente de desenvolvimento”, disse.

A diretora-executiva Clarice Coppetti afirmou ainda que a companhia realizou recentemente simulações de resposta a emergências. Os tempos registrados, segundo ela, estão dentro dos parâmetros definidos pelo Ibama. A Petrobras tem pedido ao instituto uma data para avaliação pré-operacional.

ENTENDA

A Margem Equatorial, considerada uma das novas fronteiras exploratórias do país, tem um potencial estimado de 9 bilhões de barris de petróleo. Essa área se estende do Rio Grande do Norte até o Amapá e é apontada como uma das regiões com maior perspectiva de exploração petrolífera no Brasil.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Declaração de Pequim é um alento aos pobres, diz Lula

Documento que representa carta de intenções da China com a América Latina...

Ida de Lula ao Uruguai adiará reforma do setor elétrico, diz Silveira

Ida de Lula ao Uruguai adiará reforma do setor elétrico, diz Silveira...

Justiça de Minas condena homem por ameaçar deputadas

O réu usava os pseudônimos “Leon” e “Grow” para fazer os comentários...

Airbnb expande serviços e experiências exclusivas mirando hotéis

Plataforma oferece 10 serviços em 260 cidades e experiências culturais com moradores...