Lar Notícias Margareth Menezes representa o Brasil em Cannes
Notícias

Margareth Menezes representa o Brasil em Cannes

Brasil é País de Honra no festival audiovisual Marché du Film; reconhecimento celebra 200 anos de relações com a França

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, está representando o Brasil como País de Honra no Marché du Film 2025, em Cannes. Ela chegou à França nesta 3ª feira (13.mai.2025) para liderar a comitiva brasileira durante o evento, que será realizado junto ao 78º Festival de Cannes.

O reconhecimento como País de Honra vem em um momento de destaque do cinema brasileiro no cenário global e integra as celebrações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França. A delegação brasileira liderada pela ministra terá agenda até 2ª feira (19.mai), com foco na promoção do audiovisual nacional.

O Marché du Film é o maior mercado audiovisual do mundo, realizado anualmente em paralelo ao Festival de Cannes, reunindo produtores, distribuidores e cineastas globais. A 66ª edição é realizada de 13 a 21 de maio de 2025, no Palais des Festivals et des Congrès, em Cannes.

A agenda oficial da ministra começa na 4ª feira (14.mai), quando será anfitriã da Festa de Abertura do Marché du Film, na Plage des Palmes, com apresentação da cantora Luedji Luna. Na 5ª feira (15.mai), Margareth participará da Conferência Principal: “Ecossistema Audiovisual e as Instituições Brasileiras”, às 10h.

O Brasil contará com 2 estandes no festival. O principal, do projeto Cinema do Brasil, com apoio institucional do Ministério da Cultura, ocupará 96 metros quadrados. O 2º espaço, de aproximadamente 37 metros quadrados, será compartilhado entre SPCine e RioFilme.

A agenda da ministra se encerra em 18 de maio, quando prestigiará a estreia mundial do filme “O Agente Secreto“, dirigido por Kleber Mendonça.

“A nomeação do Brasil como País de Honra é uma conquista histórica e coroa esse grande momento vivido pelo audiovisual brasileiro que não começa, nem se encerra com o Oscar para ‘Ainda Estou Aqui’. Nossa gestão entende que o setor audiovisual é uma indústria potente, uma poderosa ferramenta de soft power e um pilar fundamental da economia criativa. Por isso o investimento que fazemos é histórico também”, afirmou Margareth Menezes.

Em seu perfil oficial no X, a ministra reforçou: “Estamos promovendo nossa indústria audiovisual e fazendo novas parcerias internacionais. Tem ainda estreia mundial do ‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça”.

 



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Ida de Lula ao Uruguai adiará reforma do setor elétrico, diz Silveira

Ida de Lula ao Uruguai adiará reforma do setor elétrico, diz Silveira...

Justiça de Minas condena homem por ameaçar deputadas

O réu usava os pseudônimos “Leon” e “Grow” para fazer os comentários...

Airbnb expande serviços e experiências exclusivas mirando hotéis

Plataforma oferece 10 serviços em 260 cidades e experiências culturais com moradores...

Não temos medo de retaliação dos EUA

Petista afirma querer encerrar todas as medidas protecionistas, mesmo que isso aumente...