Lar Notícias Justiça de Minas condena homem por ameaçar deputadas
Notícias

Justiça de Minas condena homem por ameaçar deputadas

O réu usava os pseudônimos “Leon” e “Grow” para fazer os comentários contra Lohanna França, Bella Gonçalves e Beatriz Cerqueira

O TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) condenou em 1ª instância a 12 anos e 9 meses de prisão em regime inicial fechado o homem acusado de ameaçar de estupro e morte as deputadas estaduais de Minas Gerais Lohanna França (PV), Bella Gonçalves (Psol) e Beatriz Cerqueira (PT).

A investigação foi iniciada em agosto de 2023 e integra a Operação Di@na, conduzida pela PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais), PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais) e MPMG (Ministério Público de Minas Gerais). De acordo com as autoridades, as ameaças foram planejadas e executadas em grupos e fóruns on-line restritos a homens, chamados de “chans”.

O réu, que não teve a identidade divulgada, é investigado por uma série de crimes cibernéticos. Ele usava diversos pseudônimos, como “Leon” e “Grow”, para ocultar sua identidade e liderava um grupo que atuava nos “chans”, onde seus integrantes realizavam incitação à violência, à pedofilia e à necrofilia.

Entre os crimes cometidos pelo réu estão ameaças e injúria contra as deputadas, denunciação caluniosa, violência psicológica, divulgação de fotos e vídeos pornográficos de adolescentes, incitação à automutilação, uso de símbolos nazistas, associação criminosa e corrupção de menores.

Para o coordenador do Gaeciber (Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos), promotor de Justiça André Salles Dias Pinto, a sentença representa um “marco no combate aos crimes cibernéticos, demonstrando a efetividade da atuação conjunta do Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Civil na identificação e responsabilização dos autores de tais delitos”.

Ao Poder360, o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) informou que o caso tramita sob segredo de justiça.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Governo federal suspende cessão de área da favela do Moinho

Medida da Secretaria de Patrimônio da União foi tomada depois de confrontos...

Trump “queria minha reeleição”, diz Bolsonaro

Ex-presidente afirma que o republicano tinha interesse em estabelecer acordos comerciais com...

PF investiga se funerária forjou morte de idosos

Polícia fala em movimentação suspeita de R$ 2,6 milhões para possível lavagem...

Termelétrica Brasília viola direitos humanos, diz Erika Kokay

Deputada do PT fala em apresentar acusação ao Ministério dos Direitos Humanos...