Lar Notícias Justiça confederação de agricultores por descontos em 2020
Notícias

Justiça confederação de agricultores por descontos em 2020

Entidade recebeu milhões por fraudes em benefícios; apuração se baseou em depoimentos de ex-funcionários de empresas de fachada

A Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais) foi alvo de uma investigação do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) que, entre 2020 e 2021, identificou a participação da entidade em um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A apuração revelou que a entidade figurava como beneficiária de milhões de reais desviados diretamente das aposentadorias de segurados e que operava por meio de contratos simulados, falsificação de documentos e uso de empresas de fachada para forjar autorizações de desconto nos benefícios. A investigação foi baseada em depoimentos, quebras de sigilo e diligências em diferentes Estados.

Segundo a investigação, a Conafer firmou um ACT (Acordo de Cooperação Técnica) com o INSS, que permitia a realização de descontos em folha para associados, no entanto, a maioria das filiações era fraudulenta. Para viabilizar os registros, a entidade contratou a Target Pesquisa de Mercado, por R$ 750 mil, com a justificativa de coletar assinaturas e fichas de adesão em campo. As informações são do Metrópoles.

Na prática, os documentos eram fabricados artificialmente, e a Target terceirizou as tarefas para a Premiar Recursos Humanos, indicada como responsável pela falsificação dos dados. Os endereços informados à Receita Federal pelas empresas envolvidas não correspondiam às sedes reais.

Quando questionada pelo próprio INSS, a Conafer apresentou documentação irregular, com fichas incompletas, assinaturas ilegíveis ou ausentes e registros com CPFs de beneficiários já falecidos, além de duplicações e dados inconsistentes.

Um ex-funcionário da Premiar contou, em detalhes, como eram manipulados arquivos em PDF para simular fichas de filiação. Informações como nomes, CPFs, datas e assinaturas eram inseridas artificialmente para atender às exigências técnicas do sistema do INSS e assim permitir os descontos.

Outro representante da empresa confirmou à Corf (Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes) que a empresa atuava diretamente na manipulação documental. Depois de deixar o emprego, ele relatou ter sido ameaçado, o que o levou a denunciar o caso às autoridades.

ENTENDA

A PF (Polícia Federal) cumpriu nesta 4ª feira (14.mai.2025) 2 mandados de busca e apreensão no curso da operação Sem Desconto, que investiga um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Em nota, a PF informou que os mandados judiciais foram autorizados pela 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal e foram cumpridos em Presidente Prudente, cidade de São Paulo.

Os alvos são pessoas ligadas à Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil), uma das entidades investigadas pela PF pelas fraudes no INSS, segundo informou o Metrópoles.

O líder da organização seria o empresário mineiro Carlos Roberto Ferreira Lopes. Ele é dono da empresa de gado Concepto Vet e da holding Farmlands, que fica nos Estados Unidos. O filho administra uma companhia de mineração em Minas Gerais, a Lagoa Alta.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Com Alckmin presente, Carlos Siqueira lança livro em Brasília

Presidente do PSB divulgou “Em defesa dos ideais do Socialismo Democrático” com...

Receita Federal lança painel para consulta de benefícios fiscais

Nova ferramenta permite filtrar dados declarados por tributo, tipo de incentivo e...

Governo pagará R$ 69,7 bilhões em precatórios em 2026

Montante necessário para quitação das sentenças judiciais será alocado na proposta orçamentária...

STF condena Zambelli a 10 anos de prisão por unanimidade

Deputada é acusada de invadir sistema do Conselho Nacional de Justiça com...