O Fundo Monetário Internacional (FMI), reviu em baixa as perspectivas de crescimento económico para Angola em 2025 de 3%, para 2,4%, alertando para riscos sobre desempenho orçamental.
Estas conclusões formaram divulgadas após uma missão de avaliação pós-financiamento liderado pela Mika Saito, que decorreu entre 6 e 12 do mês corrente, que vai elaborar um relatório que deverá ser discutido no Conselho Executivo do FMI em Julho deste ano.
Aquela organização financeira internacional destaca que o crescimento de Angola em 2024 foi “robusto”, atingindo 4,4%.
De acordo ainda com o FMI, este crescimento foi impulsionado pelo aumento da produção petrolífera e pela retoma do sector não petrolífero, mas alerta que as perspectivas de futuro se deterioraram, gerando riscos, devido a queda dos preços do petróleo e condições restritivas do financiamento externo.
O FMI prevê ainda que a inflação continue a diminuir, mas acrescenta em comunicado que se mostra confiante na determinação das autoridades em conterem os riscos emergentes e identificarem medidas de mitigação essenciais para preservar a estabilidade macroeconómica e a sustentabilidade da divida, protegendo simultaneamente os mais vulneráveis e a dinâmica de crescimento.
O conteúdo FMI revê em baixa crescimento de Angola este ano para 2,4% aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário