A família do ex-presidente do Gabão, Ali Bongo Odimba, foi libertada e chegou na noite desta quinta-feira, 15, a Luanda, a bordo de um voo especial do Governo de Angola, proveniente de Libreville.
A libertação do antigo Chefe de Estado gabonês, detido há dois anos, decorre na sequência das demarches feitas pelo Presidente da República de Angola e Presidente em Exercício da União Africana, João Lourenço, junto do Presidente Brice Oling Nguema, durante visita a Livreville, esta semana.
Em 2023, o general gabonês Brice Clotaire Oligui Nguema liderou um golpe de Estado que depôs Ali Bongo Odimba.
E como resposta a essa acção fora do quadro constitucional, o mundo, desde democratas, autocratas e ditadores, reagiram condenando, e apelando a entrega do poder aos civis. A Organização das Nações Unidas entrou no mesmo coro.
Porém, para Angola e seu Presidente, essas demarches eram insuficientes, tendo João Lourenço manifestado mesmo essa insatisfação em diferentes palcos internacionais.
Durante o seu discurso na 37° Cimeira da União Africana, João Lourenço apelou para que não se tolerasse acções de golpes de Estado, sublinhando não haver golpes bons.
João Lourenço chegou mesmo a apelar diversas vezes para que fosse preservada a integridade física da família Bongo, agora em segurança, em Luanda.
O conteúdo Após dois anos detida, família do ex-presidente do Gabão desembarca em Luanda aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário