Lar Notícias Chileno é preso por gestos racistas em jogo no Maracanã
Notícias

Chileno é preso por gestos racistas em jogo no Maracanã

Torcedor foi flagrado imitando macaco durante partida da Copa Sul-Americana; campanha tenta coibir prática nos estádios fluminenses

Baltazar Martin Garcês Lopez, torcedor chileno, foi preso na 4ª feira (14.mai.2025) por fazer gestos racistas durante partida entre Fluminense e Unión Española no Maracanã, no Rio de Janeiro, válida pela Copa Sul-Americana. A Justiça converteu a prisão em flagrante em preventiva depois da análise das imagens do sistema de vigilância do estádio.

O torcedor foi flagrado imitando um macaco em direção aos brasileiros presentes no estádio. Seguranças privados identificaram o comportamento discriminatório e acionaram a Polícia Militar para efetuar a detenção.

“Após a verificação das imagens geradas no Centro de Comando e Controle do Maracanã pelos promotores de Justiça presentes ao estádio, os agentes do BEPE [Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios] conduziram Baltazar para uma audiência de custódia no Juizado Especial do Torcedor que, a pedido da promotora de Justiça de plantão, converteu a prisão em flagrante do acusado em preventiva”, afirmou a Promotoria.

O Poder360 tentou contato com a defesa do acusado, mas não obteve resposta.

Foi a 1ª detenção realizada depois do lançamento da campanha “Estamos vigilantes”, iniciativa do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) que busca prevenir e reprimir casos de racismo durante partidas da Copa Sul-Americana e Libertadores realizadas em território fluminense.

A iniciativa conta com o suporte técnico da Dedit/CI2 (Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia). Os peritos realizaram vistorias nos estádios para avaliar os sistemas de câmeras e propor aperfeiçoamentos no monitoramento. Equipes técnicas estarão presentes nos jogos para captar áudios, vídeos e identificar manifestações racistas.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Moro rebate críticas de ministro sobre fraudes no INSS

Senador afirma que Wolney Queiroz, atual ministro, sabia dos descontos indevidos em...

Motta pauta urgência de projetos para impedir fraudes no INSS

Requerimento permite que propostas sejam votadas no plenário; medida se dá após...

Suprema Corte dos EUA proíbe deportação por lei do século 18

Decisão impede Trump de usar norma de tempos de guerra para expulsar...

Gilson Machado pede novas doações via Pix para Bolsonaro

Ex-ministro diz que o valor arrecadado será destinado a arcar com custos...