Lar África Projecto Quilemba Solar prevê beneficiar energia eléctrica a 40 mil famílias da Huíla
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Projecto Quilemba Solar prevê beneficiar energia eléctrica a 40 mil famílias da Huíla

O projecto denominado Quilemba Solar,  lançado nesta sexta – feira, no Lubango, vai beneficiar 40 mil famílias com electricidade, tirando um custo geral de 40 milhões de dólaores.

O projecto, que vai custar aos cofres do Estado cerca de 40 milhões de dólares, foi lançado esta sexta-feira, 16,  pelos secretários de Estado da Energia e  Águas,  e dos Petróleos,  e vai beneficiar mais de 40 mil famílias dos bairros do Liovo, Chituno, Coaua, Chavola e Centralidade da Quilemba.

O projecto, que está a ser erguido numa área de 80 hectares, vai poupar mais de 20 milhões de litros de combustíveis e proporcionar mais de 150 postos de trabalho.

O director do projecto, Quilemba Solar, Jorge Nunes, disse que na segunda fase, que vai até 2027, serão acrescidos mais 45 megawatts que vão beneficiar também a província do Namibe.

Com a introdução da fase 1, a potência total instalada irá atingir os 215 megawatts. “ Isto é um bom número, mas com os 45 megawatts vamos chegar aos 260 megawatts,   outra ideia importante, do ponto de vista da potência instalada aqui na província da Huila, vai ser conseguir que 50% da potência instalada seja de origem renovável”disse, o responsável.

O membro da comunidade, Fernando José Canina, louva a iniciativa do Governo,  e fala dos benefícios.  “Trata-se de uma grande alegria, temos uma província em progresso hoje em dia, que tornou-se a canteiro da obra, havia um ditado que dizia que a esperança é a última coisa a morrer, mas eu, o meu gesto de agradecimento, a minha esperança não morreu”.

A vice-governadora para o Setor Político, Econômico e Social, Maria João Chipalavela, fez saber que o projeto Quilemba Solar é um marco fundamental no desenvolvimento da província.

O lançamento da primeira pedra do projeto Quilemba Solar é um marco fundamental no processo de desenvolvimento da nossa província.

Trata-se de um investimento com impacto profundo, tanto no âmbito econômico, quanto social, ambiental e simboliza, acima de tudo, o compromisso coletivo com a transição energética, a diversificação da economia e a promoção das fontes de energia limpas e renováveis.

O secretário de Estado da Energia e Água, Arlindo Carlos, sublinhou que a ideia do seu ministério é levar energia limpa a todas as localidades.  “Hoje estamos com o Quilemba,  e estão outras ações em desenvolvimento que também deverão concorrer para maior fiabilidade, maior estabilidade do sistema elétrico sul que tem a província da Huila. “Mais do que um investimento em energia, é um símbolo da nossa soberania energética”, afirmou.

Lançado esta sexta-feira,  na localidade do Leovo, no Lubango, o projecto Quilemba Solar, vai permitir a instalação de 60 painéis com capacidade de gerar numa primeira fase cerca de 35 megawatts e vai beneficiar mais de 40 mil famílias.

O conteúdo Projecto Quilemba Solar prevê beneficiar energia eléctrica a 40 mil famílias da Huíla aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Petro de Luanda pode sagrar-se campeão do girabola diante do Sagrada Esperança

O Petro de Luanda pode conquistar este domingo, 18, o quarto título...

Sporting conquista Taça de campeão português

O Sporting sagrou-se hoje, 17, bicampeão, após de vencer o Vitória de...

FAO: caso de gripe aviária no Brasil marca nova etapa do vírus

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)...