A Electricidade de Moçambique (EDM) está a correr contra o tempo para cumprir a meta de todos os moçambicanos terem acesso à energia até 2030. Para tal, continua a buscar parcerias para a conclusão de projectos estruturantes, como é o caso da segunda fase do projecto “Espinha-dorsal”.
Segundo o administrador executivo para o Desenvolvimento de Negócios, Luís Ganje, estão em curso projectos financiados pelo Governo de Moçambique e parceiros multilaterais, nomeadamente o Banco Mundial, Noruega, governo Sueco, União Europeia, entre outros. Actualmente, o principal é o projecto “Pro- -energia” que iniciou há 5 anos e visa acelerar o acesso à energia.
“Quando iniciamos o Pro-energia em 2020, o nível de acesso doméstico era de cerca de 37 por cento, neste momento, estamos em torno dos 60, isso significa que o que foi feito em 5 anos é o triplo daquilo que conseguimos fazer desde a independência”, explicou.
Ganje disse que com esta iniciativa será possível alcançar o acesso universal em 2030. Neste momento, o programa está a efectuar cerca de 300 mil ligações por ano, um número que é complementado pelas ligações normais da EDM que são cerca de 80 mil por ano. No total, no último ano, foram efectuadas pouco mais de 400 mil ligações. Leia mais…
O conteúdo ACESSO UNIVERSAL ATÉ 2030: EDM busca parcerias para projectos de geração aparece primeiro em Jornal Domingo | Compromisso com os factos.
Deixe um comentário